200 anos da Proclamação da Independência do Brasil: hasteamento das bandeiras marca o início das comemorações em Gravatá

By 07/09/2022 - 13:17Agreste Central

Presença da população e de representantes de escolas e organizações da sociedade civil deu o pontapé inicial do 7 de setembro

O dia 7 de setembro marca a Independência do Brasil, que neste ano completa seus 200 anos. Mas essa data não concretizou por si só todos os processos de soberania do país, dia após dia os brasileiros lutam para construir a independência de fato e de direito para todos.

Gravatá é um municipío que, por meio do compromisso com a população, tem permitido que seus munícipes vivam essa independência de fato e as comemorações deste dia histórico começaram cedo, por volta das 07:30h, na Praça Rodolfo de Morais, em frente ao Paço Municipal, com o hasteamento das bandeiras.

A banda XV de Novembro fez o trajeto da sua sede até a praça e tocou músicas que representam este momento. Já no local do hasteamento, a filarmônica gravataense tocou, nesta sequência, os hinos do Brasil, de Pernambuco e de Gravatá, enquanto o Tenente Graciano, o presidente da Câmara de Vereadores, Leo do Ar, e o prefeito Joselito Gomes hasteavam as bandeiras da União, da Unidade Federativa e do Município, respectivamente.

A solenidade contou com a participação de pelotões de escolas municipais, estaduais e da rede privada de ensino, dos Escoteiros de Gravatá, da Guarda Municipal, de lojas maçônicas e da Sociedade Musical XV de Novembro.

O prefeito Joselito Gomes celebra este dia histórico. ”Hoje, dia 7 de setembro de 2022, tivemos a cerimônia de hasteamento das bandeiras, uma data importantíssima para nós, brasileiros e brasileiras, comemorando o bicentenário da independência do Brasil. Um momento de alegria, de festa, mas também de reflexão: qual é o Brasil que estamos preparando para o futuro? A independência foi fruto de conflitos anteriores a ela e pós-independência. Queremos que o povo brasileiro continue, em primeiro lugar, caminhando alicerçado na fé, na esperança e na determinação de construir dias melhores. Queremos um Brasil que possa caminhar olhando e reconhecendo cada brasileiro e brasileira numa construção inclusiva para que esta população do Brasil possa viver dias melhores, ter uma convivência pacífica, poder, através do emprego, ter a sua renda justa e honesta, possamos banir a fome, banir o preconceito, a violência, a perseguição e tantas coisas mais que destroem a pessoa humana. Temos, sim, muita garra, muito ânimo, muita esperança para continuar construindo um Brasil para todos os brasileiros e brasileiras. Viva a independência!”

Estiveram presentes a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, bem como demais secretários e executivos municipais, diretores e coordenadores de departamentos e servidores públicos municipais.

Marco Cultural:

Após a solenidade, o prefeito Joselito recebeu das mãos de Roberto Torres, filho do porta, advogado e ex-vereador do município, que dá nome à Câmara Municipal e a uma rua do município, Elias Torres, a letra, a partitura e o CD com o hino do Bloco Mocidade em Folia. Com letra de Elias Torres e música do maestro Manoel Bombardino, o hino, composto há 85 anos, agora será apreciado pelo Conselho Municipal de Cultura com proposta para se tornar patrimônio cultural de Gravatá.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre FalaPE

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading