Agosto Lilás de Gravatá realiza Seminário na ETE

By 20/08/2022 - 17:05Agreste Central

Auditório lotado participou de momento de reflexão sobre a violência contra a mulher para alunos de três escolas municipais

“O Poder da Igualdade e a Força das Mulheres”. Este foi o tema do seminário realizado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, na ETE José Luiz de Mendonça, na tarde desta sexta (19).

Primeiro, houve um momento cultural com alunos da ETE, do Núcleo do Estudo de Gênero Mirella Sena – NEG, que trouxeram, em forma de poema e interpretação teatral, a infeliz realidade de muitas casas brasileiras. Logo após, ao violão, a estudante Júlia Milena e alunas do NEG apresentaram uma música composta por ela.

Além dos alunos da Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça, estavam presentes no auditório estudantes das Escolas de Referência em Ensino Médio Devaldo Borges e Professor Antônio Farias, além do Professor Wilson, pai da fisioterapeuta Mirella Sena, que foi assassinada pelo vizinho em 2017, no Recife.

Na mesa estavam o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, o vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, a secretária Estadual da Mulher, Ana Elisa Sobreira, a secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, a gestora da ETE, Carline Moura, a vice-presidente do Conselho Municipal da Mulher, Maria das Dores Brito, a coordenadora do Disque Denúncia Agreste, Janeilda Rodrigues, a coordenadora Jurídica do Instituto Maria da Penha, Anabel Pessoa, e a psicóloga voluntária no Instituto Maria da Penha, Dulce Carmelita.

A secretária da Mulher de Pernambuco, Ana Elisa Sobreira, comenta sobre o trabalho de combate à violência contra a mulher em Gravatá. “Esse é um tema extremamente relevante, tendo em vista a gente viver em uma sociedade ainda estruturalmente machista e é através de ações como essa que a gente vai refletir, conhecer, ter informações sobre essa lei tão importante que é a Lei Maria da Penha, afinal são 16 anos de uma lei que veio descortinar violências que já aconteciam, mas que infelizmente as pessoas não falavam. Conversar sobre isso, hoje, é importante para mostrar à sociedade que existe saída e que a gente precisa mostrar cada vez mais essa violência. Aqui em Gravatá temos a nossa querida Ester Gomes, que traz esse apoio para o estado aqui no município e essa cidade tem esse lado da sensibilidade com uma gestão pensando em política pública para a mulher e isso faz toda diferença. Isso é importante para a cidade, para o estado e para nossa sociedade”.

A secretária da pasta municipal, Ester Gomes, levanta a bandeira da união pelo fim da violência contra a mulher. “Esse momento hoje acontece com várias parcerias, entre elas a Escola Técnica Estadual, a presença da secretária estadual da Mulher, dra. Ana Elisa, e dizer que é uma alegria imensa estarmos realizando esse momento expressivo para falarmos exaustivamente sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. Quero dizer que essa tarde marca esse calendário das várias atividades do Agosto Lilás e da alegria de poder trazer isso para o público das escolas, da presença de representantes de organizações da sociedade civil, e quero demonstrar a nossa alegria por isso, pois conclamamos todas e todos que possam estar irmanados nesse enfrentamento”.

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, considera que esse momento de diálogo é fundamental para uma sociedade igualitária. “Muito necessário esse evento hoje, pois é importante que a gente crie consciência que não estamos convivendo para que haja violência entre nós. Precisamos nos respeitar, somos diferentes, mas temos dignidade e importância. É preciso criar uma convivência pacífica e é esse o caminho que estamos trilhando junto com a Secretaria da Mulher do nosso município, através da secretária, Ester Gomes, e toda sua equipe competente, que vem realizando um trabalho do caminho de construção da política pública voltada para a mulher em nosso município, porque nosso compromisso é com as pessoas”.

Exposição fotográfica – O evento contou com a Exposição Fotográfica Mães do Sol, com registros realizados pelas filhas, sobrinhas e netas das mulheres que foram fotografadas. Esse é o resultado de um curso de fotografia de estúdio, realizado pela Fábrica de Cultura e pelo Grupo de Apoio aos Meninos de Rua – GAMR, com apoio da Prefeitura de Gravatá. A exposição estará na sede da Secretaria da Mulher, de 29 de agosto a 02 de Setembro, e estará aberta a visitações do grande público. Vale a pena conferir.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.