Agrestina participa de 1° evento de 2021 promovido pela Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (Astur)

By 05/09/2021 - 10:19ColunaFalaPE

Aproximadamente 60 municípios pernambucanos se uniram para debater a retomada do setor

O município de Agrestina, localizado no Agreste de Pernambuco, participou nos dias 3 a 4 de setembro, do “1° Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco”, promovido pela Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco (Astur), uma entidade não governamental de grande representatividade no Estado. Cerca de 55 municípios pernambucanos, das mais diversas regiões, se uniram para debater os caminhos para a retomada do setor e o fortalecimento do Estado. O evento foi sediado na cidade de Gravatá e contou com a participação de autoridades municipais e estaduais.

O prefeito de Agrestina, Josué Mendes (PSB), ocupou a mesa do encontro ao lado das autoridades da presidência da entidade, dos prefeitos dos municípios de Gravatá, São José da Coroa Grande, Afogados da Ingazeira e Betânia, do Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, e do Deputado Estadual, Waldemar Borges (PSB). Além do prefeito, na ocasião, Agrestina esteve representada pelo secretário de Cultura e Turismo e vice-presidente da Astur, Josenildo Santos, pela diretora de Turismo e também diretora de Planejamento da Astur, Anayran Santos, e pelo diretor de Cultura, Adeilson Soares.

Este foi o primeiro encontro da Astur após dois anos com os eventos presenciais parados. Agora, o Estado de Pernambuco se prepara para a retomada das atividades, com a contribuição dos setores público e privado, e o empenho e organização dos municípios. No encontro, foram debatidos temas importantes para todos os municípios.

A programação debateu a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, com o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, e a equipe da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), e também contou com um painel técnico sobre a Lei Aldir Blanc, conduzido pela coordenadora da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, Agricelia Genuíno, e pela analista de Cultura da Confederação Nacional dos Municípios, Ana Clarissa.

No encontro também ocorreu uma assinatura de convênio entre a Astur e a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), mostra gastronômica dos municípios participantes e transmissão oficial de cargo do presidente da gestão 2019-2020, o ex secretário de Turismo do município de Bonito, Paulo Sérgio, para o secretário de Turismo do município de Afogados da Ingazeira, Edygar Santos. A nova Diretoria Executiva da entidade também foi empossada.

Em sua fala, o Secretário Estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, falou sobre a importância dos municípios fazerem parte da entidade, reforçando que a mesma é uma baluarte no setor, trazendo informações necessárias e a união das cidades. Novaes, que possui um trabalho de destaque e militância pela interiorização do turismo, falou também sobre a retomada do setor e a aposta em um novo modelo, um turismo mais intimista, num raio menor. “O turismo é uma alternativa viável em cada ponto do Estado. O nosso turismo tem alma. Temos uma cultura muito forte, um povo verdadeiramente diferente. O turismo não é só coqueiro e praia, ele desemboca nas belezas das cidades do interior. Tudo isso agrega valor”, disse.

Além de ser associado à entidade, o município de Agrestina, que possui representatividades de grande valor para a cultura pernambucana, ocupa uma posição importante na entidade. “Nesse momento de grande expectativa para a retomada, Agrestina já está dentro desse movimento estadual de aprendizagem e divulgação, não somente como associada, mas também como protagonista, uma vez que o município faz parte da Diretoria Executiva da Astur”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Josenildo Santos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.