Agrestina realiza evento alusivo ao Agosto Dourado com presença de grávidas e lactantes do município

By 18/08/2021 - 22:36Agreste Central

O evento contou com palestras e orientações para o período da gravidez e do aleitamento materno

Para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2021, que norteia o Agosto Dourado, Secretaria de Saúde de Agrestina realizou um evento com as grávidas e lactantes do município, para reforçar o apoio e o incentivo ao aleitamento materno. O encontro foi realizado nesta quarta-feira(18), no Centro Cultural do município, das 9h às 16h. Foi um dia inteiro de orientações, apoio, valorização e incentivo a um dos momentos mais especiais para uma família, que a chegada de um bebê, e para as mães que geram, dão à luz, e alimentam essas vidas recém-chegadas com o seu próprio corpo.
O momento contou com a palestra” Amamentação como Responsabilidade de Todos. Experiência e Desafios como Mãe”, proferida pela médica Kelly Mendes. As gestantes e lactantes também puderam assistir a palestra “Ser Mãe: Uma vocação, uma entrega de amor” proferida pelo Pe. Fábio Silva. A nutricionista Nathiane Magalhães trouxe orientações nutricionais com a palestra “Alimentação na Gestação e Pós-Parto”. Também participaram do evento as equipes dos programas Mãe Coruja e Criança Feliz, com atendimentos e orientações para as mamães.
Após uma pausa para o almoço, servido no local, o evento teve sequência com um momento de orientações para a saúde física, sob o tema “Benefícios da Atividade Física na Gestação (animação, alongamento e dança), com o educador físico Jonas Liebert. Logos após os exercícios, as mulheres puderam participar do Papo Gestar com as enfermeiras Ádila Alves, especialista em UTI neonatal e em cuidado materno infantil com enfoque em amamentação, e Ísis Guerreiro, especialista em enfermagem e obstetrícia e em cuidado materno infantil com enfoque em amamentação. O encontro ainda teve sorteios de brindes e entrega de um porta-retrato com foto da gestante, feita durante o evento, para cada mamãe. Ainda durante o evento, as mulheres que estavam em dia de receber a segunda dose da vacina contra o coronavírus puderam receber no local.

Neste ano, a Aliança Mundial para a Ação em Amamentação selecionou o tema “Proteger o aleitamento materno: uma responsabilidade compartilhada”, que destaca os vínculos entre aleitamento materno e a sobrevivência, saúde e bem-estar das mulheres, crianças e nações. Em Agrestina, as mulheres e famílias recebem o incentivo necessário para que possam usufruir dos benefícios da amamentação. O aleitamento materno é uma questão de saúde e isso é prioridade para o serviço de saúde pública municipal de Agrestina.

A secretária de Saúde de Agrestina, Sheyla Mota, em sua fala durante o encontro, disse que o período de amamentação é um dos mais importantes para a mamães e o bebê e isso precisa de cuidado, atenção e apoio.

Foto: Jônata Daniel/Decom-PMA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.