Alexandre Gois e Joaquim Pessoa apresentam Formigueiro no Teatro Hermilo

By 07/10/2022 - 09:33Pernambuco

Espetáculo, nesta sexta-feira (7), às 21h, marca o retorno da dupla aos palcos e traz músicas dos dois discos da carreira e composições inéditas

Com uma carreira marcada por um repertório autoral e que já rendeu dois trabalhos pela gravadora Biscoito Fino, os pernambucanos Alexandre Gois e Joaquim Pessoa celebram o retorno aos palcos, nesta sexta-feira, com o show Formigueiro, no Teatro Hermilo, às 21h.

Amigos de longa data, dividindo a paixão pela música ao longo da vida, os artistas oficializaram a parceria artística há seis anos. De lá para cá, lançaram os álbuns Desassossego (2020) e Desassossego ao Vivo (2021, concebido e gravado durante a pandemia) – com a participação de nomes como Amaro Freitas, Mônica Salmaso, Almério, Zé Manoel, Flaira Ferro e Isadora Melo.

“Hoje entendo o nosso trabalho, essa constância em compor e gravar, como uma forma de me perpetuar nessa existência; é como devolver para a música o que ela tem dado pra gente. Devolver toda esta alegria e chão, que a música nos tem dado a vida toda”, declara Joaquim, que assume o violão em todas as canções.

Além dos dois álbuns e do single Formigueiro, que dá nome ao espetáculo, Alexandre e Joaquim lançaram uma versão de um clássico de Fafá de Belém, a balada Foi Assim, gravada em 1977 pela paraense. “Tivemos uma surpresa boa, quando Fafá viu o clipe, gostou muito da nossa versão e compartilhou. Atingimos 37 mil views e, o post compartilhado por ela chegou a 63 mil visualizações. Só no perfil da Biscoito Fino, ultrapassamos as 80 mil visualizações”, lembra Alexandre, vocalista do time de dois, que aqui acolá divide o violão.

Do primeiro passo dado ao encontro do grande público ao mais recente, Formigueiro (que também ganhou clipe disponível no YouTube da gravadora), os artistas amadureceram sua música, sempre trilhando o caminho da MPB mais genuína. Passeando por ritmos variados, como um ijexá com letra de protesto (Formigueiro) e até um fado (Um Quase Fado para o Recife), os dois conduzem o ouvinte por uma viagem sonora cheia de significados, marcada pelo refinamento musical e letras ora doces, leves, ora cruas, ásperas até, sem deixar de encantar.

No Teatro Hermilo, os músicos apresentam 14 canções, incluindo quatro inéditas que estarão presentes no novo trabalho, a ser gravado mais uma vez pela Biscoito Fino. Em cena, duas participações especiais: o percussionista Gilú Amaral e o bandolinista Rafael Marques. “O nosso show, de certa forma, é um resgate dos trabalhos que já lançamos, mas também aponta para um novo repertório, de novas canções, que já obedecem a uma estética de certa forma diferente do que já fizemos”, salienta Joaquim.

SERVIÇO

Show Formigueiro, com Alexandre Góis e Joaquim Pessoa, sexta-feira (7/10), 21h, no Teatro Hermilo (Cais do Apolo, Bairro do Recife). Ingressos: Guichê Web, por R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.