Ampliação do abastecimento em Fernando de Noronha motiva ação de conscientização sobre o uso racional de água

By 24/09/2021 - 13:28Pernambuco

A Ilha de Fernando de Noronha, que tem um histórico de adversidade climática, com registro de pouca chuva ao longo dos anos, está passando por uma transformação que culminará, até o fim do ano, com água nas torneiras todos os dias. Desde a última segunda-feira (20), 30% da população do arquipélago é atendida sem rodízio, melhoria assegurada graças ao início da operação de dois módulos do novo Sistema de Dessalinização, o que permitiu um incremento de 45% na produção. 

 Com o aumento da disponibilidade hídrica na ilha, a Compesa iniciou, nesta semana, um trabalho de educação socioambiental a fim de conscientizar os ilhéus para a necessidade do uso racional da água. “Equipes da área socioambiental da Companhia estão promovendo palestras, debates e visitas às unidades operacionais da empresa e residências para esclarecimentos sobre o funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e esgoto. Além disso, estamos interagindo com gestores dos serviços públicos, agentes sociais, guias turísticos e população em geral”, explica a diretora de Desenvolvimento e Sustentabilidade da Compesa, Camilla Godoy.

 Ela explica que o fato da Compesa já estar ofertando água todos os dias para uma parte da ilha, não significa que o consumo deve ser irresponsável. “A água é um bem finito e precioso para a manutenção da vida, devemos usar apenas o suficiente e de forma racional”, explica.

Esse sentimento é compartilhado pelo gerente de Unidade de Negócios de Fernando de Noronha, Artur Santos. Ele aponta que a Compesa continuará fazendo a sua parte para melhorar cada vez mais os seus serviços. O gestor reforça que a população também precisa colaborar, realizando inspeções nas instalações hidráulicas dos imóveis, verificando o funcionamento de boias, torneiras e hidrômetros, por exemplo. “Recomendamos que os cuidados na hora de lavar pratos e roupas, cozinhar, tomar banho e escovar os dentes, devem permanecer mesmo com a maior oferta de água em Fernando de Noronha”, ressalta.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.