Ao lado da prefeita Sandra Paes, Álvaro Porto participa da inauguração da nova casa de apoio de Canhotinho

By 26/10/2023 - 16:08Pernambuco

Ao lado da prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, o deputado estadual presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto, participou, nesta quinta-feira (26.10), da inauguração das novas instalações da casa de apoio daquele município, no bairro do Prado no Recife.

Destinada a hospedar pacientes que precisam fazer acompanhamento médico no Recife, a casa de apoio assegura acolhimento e conforto a doentes e seus acompanhantes durante consultas, tratamentos, terapias e outros procedimentos necessários ao restabelecimento da saúde de cidadãos e cidadãs de Canhotinho.

A cerimônia foi aberta com a benção do padre Augusto César Figueiroa de Arruda, pároco de Nossa Senhora de Belém, bairro da Encruzilhada, que destacou o papel de acolhimento e exercício de generosidade que move a casa de apoio. “Temos a certeza de que todos que chegarem aqui terão os cuidados necessários à sua recuperação”, disse o sacerdote.

O prefeito de Quipapá – cuja casa de apoio é vizinha ao equipamento de Canhotinho, reproduzindo a situação geográfica dos municípios -, Alvinho Porto, parabenizou a todos os que fazem a saúde canhotinhense e enfatizou ser fundamental cuidar dos que mais precisam.

O ex-prefeito de Canhotinho Felipe Porto destacou que as novas instalações da casa é a reafirmação de uma política do município, iniciada na primeira gestão de Álvaro Porto, ainda em 2005, que foi perpetuada nas administrações seguintes. “A cada nova gestão, cada um foi trabalhando à sua maneira para melhorar o atendimento”, afirmou.

Por sua vez, a secretária de Saúde do município, Yoná Alves, ressaltou que a casa de apoio chega aos 18 anos de serviços prestados à população, atendendo a pessoas dos quatro cantos do município e sendo reconhecida como um espaço de cuidado. “Aqui não é só um lugar que tem cama, comida e teto para quem vem em busca de tratamento. É lugar de acolhimento e atenção que envolve todos os que trabalham na casa”, frisou.

O mesmo tom foi adotado pelo presidente da Câmara Municipal de Canhotinho, Adelson da Saúde.
Emocionado, o vereador lembrou do tempo em o que deputado e a prefeita abriam a própria casa para receber os doentes, que, felizmente, já há algum tempo, podem dispor de um local digno e confortável, viabilizado pela gestão do município.

O vice-prefeito Marco Torres foi outro a recordar os anos em que moradores de Canhotinho vinham para o Recife e eram obrigados a ficar nas calçadas sem amparo, sem atenção, sem respeito e sem tratamento. “A decisão de Álvaro Porto foi fundamental para que esta situação fosse transformada”, disse.

Também bastante emocionada, a prefeita Sandra Paes salientou a alegria de poder entregar à população canhotinhense uma casa devidamente preparada e equipada para acolher quem necessita. “A casa é linda e confortável, mas aqui estão depositados também dedicação, amor e tantos outros sentimentos bons”, afirmou.

Segundo ela, a casa é resultado do compromisso da gestão em servir a população. “Toda a equipe que trabalha aqui é comprometida em cuidar e tratar bem de quem chega em busca de tratamento”, disse, agradecendo aos vereadores, secretários e aos profissionais envolvidos na execução das obras de restauro e adequação do imóvel para a nova função. A prefeita destacou o apoio constante de Álvaro Porto e agradeceu ao deputado por ter destinado recursos de emenda parlamentar para a compra de mais um veículo para transportar pacientes de Canhotinho para o Recife.

No seu discurso, o deputado disse que, mesmo antes de chegar à prefeitura, a situação de desamparo vivida pelos conterrâneos era algo que lhe incomodava. “A criação da casa foi uma das primeiras decisões que tomei como prefeito. Começamos com um imóvel perto do Hospital Osvaldo Cruz e de lá para cá as gestões têm trabalhado para melhorar os serviços. Nestes 20 que o nosso grupo está à frente da prefeitura o comprometimento em ajudar as pessoas da melhor forma possível sempre esteve presente”, disse o parlamentar.

Álvaro Porto, assim como fez a prefeita, destacou a importância do respaldo de empresas que constantemente colaboram com a casa de apoio de Canhotinho. Agradeceu ao empresário Jordão Cavalcanti – presente ao evento -, presidente da rede Trevo Supermercados, que contribui com alimentos e cestas básicas para pacientes no retorno ao município; aos dirigentes do grupo Frutaria, rede hortifruti; e ao grupo Masterboi, frigorífico com unidade instalada em Canhotinho. “São parceiros fundamentais que sempre fizeram e fazem parte da história da casa de apoio”, ressaltou.

Participaram também da inauguração, o ex-senador Armando Monteiro, o ex-conselheiro do TCE Carlos Porto e o conselheiro do Tribunal Eduardo Porto, além de vereadores, secretários d lideranças políticas de Canhotinho.

Foto: Lucas Patrício

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.