Após seis anos, Tabira finalmente sai da lista de inadimplentes do CAUC

By 26/01/2021 - 13:15Sertão do Pajeú

Desde 22 de janeiro de 2015 o município de Tabira estava inserido na lista de inadimplentes do CAUC (Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias), e com isso, impedido de receber transferências voluntárias, especialmente para obras, e contratar operações de crédito. Algumas emendas parlamentares destinadas ao município, inclusive, não foram para frente devido ao seu estado de inadimplência.

Tabira foi inscrita no CAUC devido a atos de má-gestão do ex-prefeito Sebastião Dias, que não providenciou a continuidade do convênio de melhoramento do Curral do Gado, que previa mais 320 mil reais de investimento no local, com construção de calçamento, área de apoio, banheiros, posto policial e sala de tratamento veterinário. Com a não-renovação do convênio, o Tribunal de Contas de Pernambuco instaurou Tomadas de Contas para apurar o fato e, ao final, responsabilizou o ex-gestor pela perda do convênio e ainda aplicou uma multa de R$ 20.000,00.

A Procuradoria Jurídica do município da gestão da prefeita Nicinha Melo realizou pedido exitoso de reconsideração à gerência de governança da Caixa, apontando a responsabilidade exclusiva do ex-gestor, e na data de hoje foi oficializada a retirada do município da lista de inadimplentes.

Com isso, o município volta a ser habilitado a receber emendas e investimentos federais para obras e outras transferências voluntárias depois de seis anos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.