Artesãos do Pina e Brasília Teimosa abrem loja no RioMar

Iniciativa é uma ação idealizada pelo Instituto JCPM com apoio do shopping e parceria do Instituto Fecomércio

Visando dar projeção à produção local de 15 artesãos e grupos formados no Pina e em Brasília Teimosa, o RioMar, um dos principais centros de compras do Estado, inaugura a loja batizada de Artesanato de Talentos. Localizada no piso L1, vai funcionar até 25 de dezembro com itens natalinos e preços a partir de R$ 10,00. São mais de 1.500 opções de enfeites temáticos produzidos nas próprias comunidades e conectados com a sustentabilidade.

A iniciativa é resultado da articulação do Instituto JCPM de Compromisso Social, com qualificação e curadoria dos itens realizadas pelo Instituto Fecomércio. Este é o sétimo ano em que os artesãos recebem uma loja exclusiva, patrocinada pelo RioMar sem custo de aluguel, no principal período para o varejo que é o Natal.

Uma inovação deste ano é a oferta de cursos para o consumidor que poderá desenvolver seu talento a partir das turmas oferecidas no local em uma programação voltada a cursos de confecção de adornos natalinos. “Os artesãos são os instrutores dos cursos. Todo o conhecimento que eles adquiriram durante esses anos de projeto serão repassados nas técnicas”, explica Wilma Fonsêca, diretora executiva do Instituto Fecomércio-PE. As oficinas acontecem nos dias 19, 21, 26 e 28, com as inscrições realizadas no local. A capacidade das turmas é de até 10 alunos os participantes recebem os insumos para oficina, no final levam a peça que foi produzida por eles.

Além de valorizar e apoiar o pequeno artesão, quem visitar o espaço vai encontrar desde enfeite de guardanapo até um presépio todo em macramê, passando por guirlandas, árvores de vários tamanhos, toalhas, entre outros. Até compor o mix, os participantes têm acesso a orientação da produção e qualificação visando a gestão do negócio, design dos produtos, técnicas de vendas e conceitos de sustentabilidade.

A loja está localizada perto da Marisa e cada item é assinado pelo artista com uma etiqueta de identificação. Os próprios artesãos se revezam na comercialização. O consumidor termina podendo, também, encomendar itens mais específicos.

O espaço vem se consolidando a cada ano. Em 2020, quando a pandemia estava com indicadores acima dos vistos atualmente, os artesãos conseguiram comercializar quase R$ 80 mil. A renda é integralmente revertida para os artesãos. “Abrir esse espaço para a comunidade, uma vitrine com produtos de qualidade e que demonstram a dinâmica criativa e empreendedora locais, é uma das muitas iniciativas do RioMar voltadas para a região onde estamos inseridos”, comenta a gerente de marketing, Denielly Halinski.

O projeto surgiu dentro do Instituto JCPM a partir da identificação dos artesãos locais para formações empreendedores oferecidas na unidade. “Pina e Brasília são comunidades com grupos muito articulados e talentosos. Nos aproximamos dessa produção por entender que podemos ajudar fazendo a ponte entre a capacitação, espaços para comercialização, visibilidade e conexão entre as várias iniciativas e todos crescerem juntos”, destaca a coordenadora de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Fábia Siqueira.

VEJA A LISTA DE ARTESÃOS:
Arte e Família – Maria José Pessoa e Rosineide Pessoa / Artesanatos Melo – Taciana Melo / Clube de Mães Criativas – Maria Monteiro / Crie e Recrie – Cacita Maia / Escola Mangue – Luciana Silva / Grupo de Mulheres de Arts – Joseane Firmino / Grupo de Reciclagem – Maria José Costa (Zeza) / Linhas e Artes – Rose Lima e Cristina Lima / Mãos Mágicas – Ivani Belo e Zixi Magalhães / Reciarts – Edvaldo Lopes (Tito) e Roberto Silva / Rosearts – Rosemary Maria Paixão.

PROGRAMAÇÃO DOS CURSOS:
Dia 19 – 15h às 16h
Oficina: ADORNO NATALINO EM MACRAMÊ
Instrutora: Cristina Lima

Dia 21 – 15h às 16h
Oficina: PORTA COPO EM VAGONITE
Instrutora: Maria José Pessoa

Dia 26 – 15h às 16h
Oficina: PATCHWORK
Instrutora: Rosineide Pessoa

Dia 28 – 15h às 16h
Oficina: ANJOS EM TECIDO
Instrutora: Maria Rosimery Lima

Serviço:
Loja Artesanato de Talentos
Local: RioMar – Piso L1, em frente à Marisa.
Horário de funcionamento segue o mesmo do RioMar Recife

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.