Artistas pernambucanas Pintam o 7 no gabinete da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão

A vice-prefeita Isabella de Roldão inaugura nesta sexta-feira (22) a mostra coletiva Elas Pintam o 7. Serão 7 mulheres, 7 histórias de vida, 7 perspectivas artísticas reunidas para provocar, dialogar e “Pintar o 7” no 7º andar da Prefeitura do Recife, onde está instalado o gabinete da primeira vice-prefeita eleita na cidade.

O projeto nasce do desejo de abrir as janelas da arte produzida pelas pernambucanas para inspirar e lançar luzes sobre os temas diversos representados em suas telas. Por meio de traços e olhares de distintas escolas, a ideia é incentivar o debate sobre a pluralidade das existências femininas, o papel da mulher na sociedade, o desafio a padrões estéticos, o enfrentamento ao machismo e o que desejam as mulheres.

Para possibilitar essa diversidade, a cada três meses, o grupo de artistas será renovado. “Tenho uma atuação voltada a situar e visibilizar o trabalho feminino dentro das lutas históricas responsáveis pela construção do Recife, de Pernambuco e do Brasil em todos os campos, inclusive o artístico. Com isso, queremos pintar um cenário de mais igualdade do Recife”, pontua a vice-prefeita Isabella de Roldão.

A exposição coletiva tem a curadoria da artista plástica Ana Veloso, responsável pela seleção das artistas e das obras. “Essa mostra vai além de apresentar a riqueza de nossa produção feminina. Ela dirá também do reconhecimento oficial, do interesse de incentivar as artes visuais em nosso município e do comprometimento com a cidadania pela via da arte, da cultura e da paz”, destaca.

Na estreia do projeto, pintarão o 7 no gabinete de Isabella de Roldão a própria Ana Veloso, além de Ana Vaz, Margot Monteiro, Marisa Lacerda e Thina Cunha. A exposição ainda contará com obras de Maria Carmen e Tereza Costa Rêgo, homenageadas em memória.

A abertura ocorrerá com um bate-papo virtual da vice-prefeita com as artistas, a partir das 11h desta sexta-feira. O formato foi considerado o mais seguro em função da pandemia.

Posteriormente, e com os devidos protocolos de segurança sanitária, o objetivo é que secretárias e secretários de governo, autoridades em geral, funcionárias e funcionários da PCR, além de todas e todos os visitantes do gabinete possam conhecer a mostra.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.