Aumento dos casos de COVID-19 em Ipubi mostra eficácia das ações tomadas pela Prefeitura

By 17/04/2020 - 10:05BlogFalaPE
corona02
O registro do aumento de casos de Coronavírus em Ipubi, no interior do Estado, acendeu o alerta vermelho em toda a região, mas também mostrou que o município está conseguindo identificar e recuperar os casos positivos. Para isso, a Saúde pode contar com 300 Testes Rápidos, 02 Ambulâncias UTI, 9 Leitos de Isolamento e 2 Respiradores; Município é tido como um dos mais bem preparado do Serão do Araripe.
Muito tem se questionado sobre a não identificação do vírus em várias cidades do Sertão do Araripe, sobretudo nas cidades que tem o comércio latente, como é o caso de Araripina, Ouricuri, Trindade e Bodocó, que concentram movimentação maior em relação aos municípios vizinhos. Daí surge o questionamento: Será que apenas Ipubi têm casos positivos para o novo Coronavírus?
A aceleração na identificação dos novos casos só foi possível graças à aquisição de 300 testes rápidos pela Prefeitura de Ipubi, para testagem dos pacientes que apresentem sintomas e que necessitem ser hospitalizados. O resultado sai em 10 a 20 minutos, diferentemente do Exame realizado pelo Laboratório Estadual de Saúde – LACEM, que o resultado pode chegar em até 12 dias.
Além disso, a Prefeitura tem mantido a população devidamente informada sobre os cuidados necessários e tem promovido ações preventivas como: Distribuição de 15 mil Máscaras para os grupos de risco; Intensificou a Operação de Pulverização e Desinfecção das ruas e espaços públicos da sede e dos distritos; Suspendeu a realização da Feira Livre e disponibilizou Ajuda de Custo para os feirantes no valor de R$200,00 e a Contratação do Médico Infectologista Dr. Pablo Pita para auxiliar os profissionais de saúde e atender os casos suspeitos no Hospital Marcelino Mudo.
Em se tratando de estrutura, a saúde pública municipal dispõe de nada menos do que 02 Ambulâncias UTI Móvel, 09 Leitos de Isolamento, sendo 06 em Ipubi, 02 em Serrolândia e 01 em Serra Branca, e 02 Respiradores, equipamento essencial que pode salvar a vida dos pacientes mais graves.
De acordo com o último boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira, o município registra (09) casos descartados, (08) casos confirmados, (04) casos recuperados e (03) casos em isolamento domiciliar. Nenhum óbito foi registrado até o presente momento.
Por Álisson Édypo Alencar
Da Redação do Blog Abre Aspas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.