Bom Jardim: Janjão prepara entrega de 15 toneladas de peixe para a Semana Santa

By 31/03/2022 - 21:29Pernambuco

Na sexta-feira (01), às 6h da manhã, será realizado no Assentamento Boa Vista em Lagoa Comprida, Bom Jardim, a primeira despesca da criação de tilápias em taques, que será executado pelas 22 famílias de trabalhadores rurais. A expectativa é de que a produção chegue aos vinte mil quilos. As toneladas de tilápias já tem destino certo: toda produção será comprada pelo município e serão distribuídas na Semana Santa para as famílias cadastradas no CadÚnico nos programas sociais.


Em duas décadas de assentamento, esta nova realidade é o maior projeto produtivo desenvolvido pelos trabalhadores. Antes, a maioria vivia da retirada do “barro”, ideal para produção de tijolos, e que era retirado para cerâmicas da região. A retirada, no entanto, degradava o meio ambiente. A criação de tilápias em tanques, surge então, como nova oportunidade de renda para essas famílias, chefiadas por mulheres, e com um diferencial: a recuperação e preservação do meio ambiente.


“Até em algumas famílias, com o marido e a mulher com certa idade, é possível ver a alegria deles por tornar real o sonho de produzir na terra, num projeto de grande magnitude. Os trabalhadores agora dizem contentes: ‘meus filhos agora tem opção de ganhar o sustento dele aqui mesmo no assentamento’. Esta certeza deixa todo mudo feliz, são sonhos se tornando realidade”, frisa o presidente da Cooperativa dos Produtores, André Anderson. Ele disse que os peixes retirados dos tanques serão congelados numa câmara fria de grande porte.


EXPANSÃO:
Logo após esta primeira despesca, os assentados já irão destinar parte do lucro para melhorar e expandir a produção. A ideia é investir em tecnologia, melhorias no manejo e em novos equipamentos.
“Nesta etapa, estamos produzindo ocupando os tanques com quatro peixes por metro quadrado, mas o potencial permite a produção de até doze peixes no mesmo espaço. Ou seja, podemos triplicar a produção. As condições da água também nos permite apostar na produção de outras espécies, inclusive do camarão”, afirma o engenheiro de pesca Emersom Oliveira, que faz o assessoramento técnico da produção.


SUSTENTABILIDADE:
A criação de tilápias em tanques para fortalecer a economia local está sendo implantado pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico. De acordo com o secretário Célio Borges, agregado à criação de peixes, o município vai implantar um programa de reflorestamento da área, que fica no Vale do rio Orobó. Ele destaca que toda proposta foi aprovada pelos órgãos de controle e de fiscalização.
“Focamos na preservação do meio ambiente. Vale frisar que o projeto foi aprovado pela CPRH, pois temos compromisso com a sustentabilidade. Nossa região é marcada pela seca, e esse potencial hídrico da localidade terá o reforço importante de uma sementeira, para reflorestar a área, inclusive com a recuperação das nascentes. Todo esse trabalho é uma oportunidade importante para essas famílias, não só para o sustento delas, mas sobretudo para a dignidade e valorização dos produtores rurais”, afirma.


O projeto piloto de criação de tilápias em Bom Jardim é uma parceria com o governo do estado, IFPE – Instituto Federal de Pernambuco, de Vitória, e a sociedade civil organizada. Os produtores contam com acompanhamento especializado de uma equipe de profissionais, a exemplo de engenheiro de pesca, agrônomos, biólogos e técnicos em aquicultura.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.