Bora Pernambucar explora municípios do Agreste Meridional em nova live do Famtour Virtual

By 09/09/2021 - 17:56ColunaFalaPE

Cidades de Águas Belas e Tupanatinga são o foco da faixa semanal, marcada para esta quinta-feira (9), às 16h

Ação de sucesso do projeto Bora Pernambucar, a faixa semanal Famtour Virtual – Conexão Municípios dá continuidade às capacitações online do trade turístico. A cada episódio, secretários e outros gestores de turismo dos municípios apresentam os principais roteiros e atrativos dos destinos. Nesta semana, o encontro virtual dá vazão à beleza natural e aos equipamentos de duas cidades do Agreste Meridional, Águas Belas e Tupanatinga. As regiões serão exploradas em live, nesta quinta-feira (9), a partir das 16h.


“A live vai possibilitar o aprofundamento na herança afetiva dos municípios do Agreste Meridional, Águas Belas e Tupanatinga. São duas cidades que oferecem roteiros culturais e ecológicos, ligados à formação do povo, com muito folclore, artesanato, pinturas rupestres e belas paisagens naturais”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.


No primeiro momento, o encontro virtual terá como foco o aprofundamento nos roteiros de ecoturismo e nas festas folclóricas que atraem turistas e visitantes a Águas Belas. O município, que já foi uma aldeia indígena antes de se tornar cidade, mantém a identidade dos grupos presentes na região, principalmente no artesanato, representado pela cestaria e outros objetos trançados.


No ecoturismo, o destaque é a bela paisagem da Serra do Comunaty, já para os fãs de arqueologia, o município reserva o maior sítio arqueológico da região, o Morro Angu. Há ainda o Sítio Arqueológico das Marias Pretas e o Parque das Emas para visitar. Entre as festividades, a festa de São Sebastião e as tradicionais manifestações folclóricas, entre elas o pastoril e o reisado, se sobressaem.


A segunda parte da live explora um município que fica bem perto de Águas Belas, Tupanatinga. O destino, cujo conhecimento se dá pela produção manual em crochê, carrega em seu cerne as expressões populares que atravessam gerações, como o Samba de Coco de Tupanatinga e a Banda de Pífano da Serra dos Dé. Toda a expressividade artística da região enche os olhos dos visitantes e pode ser conferida no Festival Multicultural, evento de inverno da cidade.


Além da arte, a região conta como principal principal atrativo parte do território do Vale do Catimbau, considerado o segundo maior parque arqueológico do Brasil.


O Famtour Virtual surgiu como iniciativa contínua dentro das ações do projeto de interiorização do Estado, o Bora Pernambucar. Tem como foco apresentar equipamentos turísticos-culturais e atrativos naturais dos destinos aos agentes de viagens, fortalecendo a comercialização de cada região.


Para acompanhar o famtour, é preciso fazer inscrição pelo link: https://forms.gle/coex39jeNeRXPUaz9.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.