Brasil vence Coréia do Sul, empolga torcida no Recife e se garante nas quartas

No Cais da Alfândega e na Praça do Arsenal, festa promovida pela Prefeitura do Recife teve início às 14h30, com atrações antes e depois da classificação do Brasil para as quartas de final da Copa do Catar

 

 

Perder em Copa do Mundo nunca traz boas sensações, mas nada que uma sonora goleada por 4 a 1, no mata-mata, não supere. Foi assim que o Brasil passou pela Coréia do Sul e confirmou vaga nas quartas de final do Mundial do Catar contra a Croácia, às 12h da próxima sexta-feira (09). No Polo Copa, com transmissão simultânea no Cais da Alfândega e na Praça do Arsenal, houve apresentações antes, durante e após a partida. Toda a programação é uma articulação da Prefeitura do Recife, por meio do Recentro, Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

 

Com rampa de acesso e visibilidade garantida para o telão e para a caixa cênica, a área 6×4 exclusiva para cadeirantes recebeu torcedores empolgados. Iratiã Souza, 42 anos, gostou do local e prometeu retornar – inclusive para acompanhar o hexa. “O que fez escolher vir para cá foi a localidade, nesse ponto turístico aqui do Recife. É legal ter deixado essa área reservada. O acesso, é respeito com a gente. Venho com toda certeza assistir às outras partidas aqui. Essa Copa vai ser nossa. O hexa vem”, disse.

 

Carmelita Carvalho, 45 anos, ainda não deixou de ver nenhuma partida no local. “Vim para cá em todas. Escolhi aqui justamente por conta desse acesso e área dedicada a pessoas que usam cadeira de rodas. Eu nem sabia que teria esse espaço com antecedência, soube por amigos. Resolvi vir e trazer minhas duas filhas. Com certeza seguirei vendo os jogos aqui”, garantiu. A empolgação já tomou conta de Gabriel Alves, 22 anos. Para ele, a tensão é só na semifinal e final. “Dá para chegar muito forte daqui para a frente, tanto agora contra a Croácia quanto numa possível semifinal contra a Argentina. Do jeito que o Brasil está jogando, só uma França, Inglaterra ou Espanha que é preciso mais cuidado, mas só”, cravou.

 

No Cais da Alfândega, a banda Los Cubanos abriu a programação e esquentou a torcida. Logo após a goleada, Almir Rouche acrescentou novas doses de agitação ao público. Na Praça do Arsenal, houve apresentação das orquestras Botelho Frevo e Folia Itinerante e Monette.

 

POLO COPA – Convidando o Recife todo a torcer, a Prefeitura juntou cultura e futebol numa programação pé quente, que começou no dia 24 de novembro, quinta-feira. Embalada pelos acordes que nunca cessam na capital pernambucana, que sabe o que é ganhar títulos, como o de cidade da música, reconhecida pela Unesco, os jogos da primeira fase serão transmitidos em dois locais: na Praça do Arsenal e no Cais da Alfândega.

 

ESTRUTURA – A estrutura disponível nos dois polos de programação será a mesma montada para o jogo passado. O Cais da Alfândega, além de palco para shows, conta com um telão de 9×5. Na Praça do Arsenal, há um de 6×4 montado na Rua do Bom Jesus, para a torcida não perder nenhum lance da estreia – e dos próximos jogos da Seleção Brasileira.

 

Demais serviços

 

SAÚDE – Os dois polos contarão com 10 motolâncias, 3 unidades de suporte básico e 19 profissionais.

 

TRABALHO/CONTROLE URBANO – Seis barracas de empreendedores cadastrados no Prodarte comercializarão comidas e bebidas no Cais da Alfândega.

 

TRÂNSITO – Para garantir a segurança viária do público e a montagem do palco, o Cais da Alfândega já foi fechado e permanecerá assim até a desmontagem, que dependerá do avanço da seleção brasileira no campeonato. Os condutores que vêm do Cais do Apolo e desejam acessar a Ponte Giratória ou a Avenida Alfredo Lisboa poderão utilizar a Rua Madre de Deus como rota alternativa. No caso do Polo na Praça do Arsenal, não haverá fechamento de via, apenas em caso de grande público. Cerca de 10 agentes e orientadores estarão no entorno do bairro do Recife para auxiliar condutores e pedestres. Além disso, a Central de Operações de Trânsito fará o monitoramento por 24h e enviará reforço no efetivo, se necessário. Em caso de dúvidas, os cidadãos podem acionar a CTTU pelo 0800.081.1078.

 

SEGURANÇA URBANA – Um efetivo de 60 profissionais atuará nos dois locais de festa.

FOTOS: Wagner Ramos / PCR.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.