A principal fonte de recurso das prefeituras é o FPM(Fundo de Participação dos Municípios), transferido pelo Governo Federal. Elas utilizam o dinheiro do FPM para pagar suas despesas como salários dos servidores e fornecedores, por exemplo. Mas para continuar recebendo o recurso em dia, as prefeituras precisam prestar contas de como gastam seu dinheiro. Caso contrário, o dinheiro não chega.
O prazo para prestar contas dos valores gastos na saúde em Novembro e Dezembro de 2019 se encerrou no último domingo, 1º de março. E de acordo com a publicação do Diário de Pernambuco, que consultou o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde(SIOPS), a Prefeitura de São Lourenço da Mata está lista dos municípios que não tinham prestado contas até o sábado, 29 de fevereiro, podendo ficar sem receber repasses do Governo Federal.
O que mais chama atenção, é que na lista dos municípios que podem ser punidos, a maioria são de cidades pequenas, com pouco estrutura de pessoal. Nesse contexto, aparece São Lourenço da Mata, cidade grande da região metropolitana. A cidade já é um caos recebendo dinheiro do Governo Federal, imagine sem receber.
Aí fica a pergunta, o prefeito não mora na cidade, mas o que faz seu irmão e super secretário, Jairo Pereira Júnior, popularmente conhecido por Juninho30?