Cabrobó: A força dos Truká na Ilha da Assunção e a onda amarela

A comitiva do pré-candidato a prefeito de Cabrobó, Dr. Auricélio Torres (PSB), da coligação Cabrobó Unida e Forte (PSB, PROS, PDT, PT, PCdoB, PSD e PV), tem participado de muitos encontros em comunidades rurais do município: Murici, Fazenda de Jacó Cavalcante, Juá e Boqueirão são alguns exemplos, com uma média de 200 pessoas por evento.

Mas foi na Ilha da Assunção, no último domingo (20), que esses encontros se transformaram no que já pode ser chamado de “Onda Amarela”. Foram mais de 1.000 pessoas presentes ao evento na aldeia Portões, tomada por participantes de diversos pontos da ilha, que se somaram aos pré-candidatos Dr. Auricélio e Edgar Caldas (prefeito e vice), vários pré-candidatos a vereador, como Ivo Truká, (mandato coletivo), Cris e Mãe Rosa, além de lideranças políticas como o ex-prefeito Eudes Caldas, o cacique Neguinho Truká, a cacique Ana Cleide, vereadora Pretinha Truká, as lideranças indígenas Ednaldo, Maria Delfino, Zé Carinhanha, Zé Passos, Antônio Chipre, Zé Novo e Joseilson, presidente do Conselho de Saúde do povo Truká.

Dr. Auricélio ouviu atentamente as falas que o antecederam e anotou pontos para o seu programa de governo. O fortalecimento da secretaria de Assuntos indígenas foi uma das principais reivindicações. Em sua fala, o pré-candidato relacionou as obras que realizou na ilha durante a sua gestão e a importância de sua articulação com o governo do estado, citando o caso da recuperação da PE 510.

Em sua fala, o cacique Neguinho Truká mostrou a importância da organização do povo indígena e do alinhamento político com gestores que tem compromisso com a ilha. “De 2002 para cá, especialmente 2006, foram construídas 384 casas, 18.6 km de pista, 74 km de estradas vicinais, 4 sistemas de abastecimento de água tratada, 122 melhorias sanitárias, renovação e reestruturação de todo sistema elétrico da ilha, construção de escolas, construção do CRAS indígena, construção de 7 postos de saúde, 7 operações tapa-buraco, reforma das estradas vicinais por várias vezes em roço, em parcerias com os governos de Auricélio, de Eudes, em conjunto com todas as lideranças. São conquistas de todas essas lideranças que aqui estão”, relatou.

“A gente não veio para prometer, a gente veio para fazer e a prova disso são todas essas ações que a gente já fez ao longo desses anos, em conjunto com aqueles que passam pela prefeitura e tem o povo truká como aliado, com parte do governo também”, finalizou Neguinho Truká.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.