Cais do Sertão com programação intensa até o fim de setembro

By 20/09/2022 - 12:32Pernambuco

Além da exposição que homenageia o centenário do poeta João Cabral de Mello Neto, espaço contará com feira argentina de empreendedorismo LGBTQIAPN+, programação especial da Primavera de Museus e apresentação do Tapete Voador

Em agosto, o Centro Cultural Cais do Sertão bateu recorde de agendamentos: durante o período, cerca de duas mil pessoas e 41 grupos participaram das atividades educativas e culturais do museu. Neste mês de setembro, não será diferente, a depender da programação dos próximos dez dias: o espaço, mais uma vez, receberá nova exposição e espetáculos lúdicos, entre outras atividades.

A partir desta quinta-feira (22), marcando o centenário do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, o Cais apresenta para convidados a exposição “João Cabral de Melo Neto – Afinal, o que é poesia?”. A mostra, que ficará aberta ao público em geral a partir da sexta (23), das 10 às 17h, possibilitará ao visitante completa imersão à obra do autor por meio do acervo audiovisual.

Já nos dias 24 e 25, o museu entra no clima da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus e que este ano discute “Independências e museus: outros 200”. Especialmente para a programação, o Cais oferecerá a oficina “A Sanfona e o Som – de 8 a 120 baixos”, voltada para crianças e adolescentes de 7 a 16 anos. A atividade, que começa às 14h,  é ofertada para grupos de 15 pessoas e propõe vivência lúdica e prática sobre a história da Sanfona no Brasil. A ação é guiada pelo músico-educador Arthur Fernandes.

O sábado também será dia para receber grupos do programa PE Conduz, que atende pessoas com deficiência, para mediação acessível no centro cultural. A atividade integra a ação de roteiros acessíveis do Estação Museus, e permitirá aos participantes conhecer os territórios do equipamento, como a fachada e a vitrine Joias da Coroa, além de oferecer experimentação tátil nos gibões e busto de Luiz Gonzaga e nas maquetes da bacia hidrográfica do Rio São Francisco. A atividade é gratuita e se inicia às 16h.

Ainda neste fim de semana, no vão livre, vai rolar a Transforma Pride, a primeira edição da feira de empreendedorismo voltada ao público LGBTQIAPN+ no Nordeste, encabeçada pelo Ministério de Relações Exteriores da Argentina. O evento busca possibilitar a promoção de projetos e negócios desenvolvidos por este público.

No dia 27, quem volta à programação é o espetáculo “Um Cais de Histórias”, do grupo Tapete Voador. A contação de histórias em versão pocket é voltada para o público infantil e estudantes da rede municipal e estadual de Pernambuco. Durante a apresentação, o público terá acesso às histórias das lendas do folclore pernambucano de forma lúdica e musicada.

Todas as informações sobre a programação podem ser acessadas nas redes sociais do Cais: @caisdosertão.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.