Câmara do Recife lança Frente Parlamentar pela Primeira Infância

A Câmara do Recife realizou, em uma reunião pública virtual nessa quinta-feira, 19 de agosto, o lançamento da Frente Parlamentar pela Primeira Infância, instituída por meio de um Projeto de Resolução proposto pelos mandatos dos vereadores Ana Lúcia (Republicanos), e Ivan Moraes (PSOL).

“Garantir os direitos da criança deve ser prioridade absoluta do Estado, e a ênfase à absoluta prioridade na efetivação desses direitos também encontra respaldo no Estatuto da Criança e do Adolescente, a criação da Frente vem para somar nessa luta.” Destacou Ana Lúcia.

“A origem da frente é a formatação do Plano Municipal da Primeira Infância, aprovado na legislatura anterior. Naquela época, nossa luta era por mais participação da sociedade civil. Agora, o principal objetivo da Frente é monitorar o Plano e garantir que a meninada seja de fato prioridade absoluta nas políticas públicas, como indica o Estatuto. ”Reforçou Ivan Moraes.

A Frente, que terá como objetivo propor, discutir, incentivar, implementar e acompanhar políticas públicas voltadas à Primeira Infância no município do Recife, será composta pelos vereadores Liana Cirne (PT), Tadeu Calheiros (Podemos), Michele Collins (PP), Renato Antunes (PSC), Felipe Alecrim (PSC), Alcides Cardoso (DEM), Fred Ferreira, Waldomiro Amorim (SDD), Dani Portela (PSOL), Ana Lúcia, como Presidente, e Ivan Moraes como Vice-presidente.

Participaram da cerimônia de lançamento do colegiado Eduardo Paysan, Presidente do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente na cidade do Recife (Comdica), Rogério Morais, Diretor Executivo do Primeira Infância Plantar Amor (PIPA), Juliana Accioly, advogada do Programa Direito da criança e do adolescente do Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec), Geraldo de Azevedo Nóbrega, representante da Comissão da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB/PE), a professora Pompéia Villachan Lyra, neuropsicóloga e integrante do Núcleo de Investigação em Neuropsicologia, Afetividade, Aprendizagem e Primeira Infância da Universidade Federal de Pernambuco (Ninapi/UFPE), Luciana Lima, Secretária Executiva da Primeira infância do Recife, Agna Veronildes psicóloga integrante do Fórum Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Recife, e Avanildo Duque, assessor político e pedagógico do movimento Mulher Trabalhadora Rural de Pernambuco, e do Centro das Mulheres do Cabo em projetos de promoção da educação de meninas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.