
Requerimento do Vereador Osmar Ricardo (PT) desaprova as declarações do filho do presidente que protagonizou mais um episódio de apologia à tortura e ataque à democracia ao debochar da tortura sofrida pela jornalista Miriam Leitão, durante o período da Ditadura Militar no Brasil
Foi aprovado nesta segunda-feira (11), na Câmara Municipal do Recife, uma Moção de Repúdio ao Deputado Federal, Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O requerimento, de autoria do vereador Osmar Ricardo, repudia o deboche do filho do Presidente Bolsonaro à tortura sofrida pela jornalista e colunista do Grupo Globo, Míriam Leitão, durante o período em que foi vítima da ditadura militar no Brasil. Míriam foi presa política, torturada enquanto estava grávida na prisão.
No dia 03 de abril de 2022, a jornalista e colunista do Grupo Globo, Miriam Leitão, publicou o artigo: “Única via possível é a democracia” no Jornal o Globo. No texto, a profissional faz um histórico das narrativas e declarações polêmicas do presidente Jair Bolsonaro (PL), e afirma que ele é um inimigo confesso da democracia.
Em resposta às declarações da jornalista, o filho do presidente, Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, postou em seu Twitter: “Ainda com pena da cobra”. Eduardo fez referência irônica a um dos métodos de tortura empregado contra a jornalista durante regime militar.
“É inadmissível esse tipo de comportamento e de conduta, principalmente vindo de um parlamentar. Além de fazer apologia à tortura, o Deputado Federal Eduardo Bolsonaro vive em constante ataque contra a democracia. Apoiadores da Ditadura e da Tortura, não passarão!”, destaca Osmar.
Você pode acessar a Moção de Repúdio no link https://e-processo.recife.pe.leg.br/consultas/materia/materia_mostrar_proc?cod_materia=MTIzNTY5