Câmara Municipal do Recife retoma trabalhos presenciais

A Câmara Municipal do Recife aprovou nesta terça-feira (09) o projeto de resolução 35/2021 da Comissão Executiva, que prevê o retorno das atividades presenciais em todos os departamentos do Poder Legislativo, já a partir desta quinta-feira (11). Desta forma, os servidores podem retomar fisicamente às funções de origem. Alguns setores, porém, vão funcionar com um modelo híbrido, mantendo jornadas tanto presenciais quanto em home office. Também volta a funcionar o atendimento ao público em horário pleno, das 8h às 17h, e o uso de máscaras segue obrigatório em todas as dependências da Câmara.

Os parlamentares definiram que as reuniões solenes e audiências públicas podem voltar a ocorrer na Casa de José Mariano, incluindo o plenário. As reuniões Ordinárias, no entanto, passam a funcionar de maneira híbrida, com a possibilidade dos discursos e debates em plenário, mas preservando as votações via online. O retorno integral das reuniões só acontece a partir de 1º de fevereiro. O projeto de resolução que orienta a retomada foi aprovado por unanimidade.

“Para nós é uma felicidade muito grande poder fazer esta transição. Significa que a vacinação está avançando e mais recifenses estão sendo imunizados, para que possamos voltar às atividades normais”, afirmou o presidente da Casa, Romerinho Jatobá (PSB). A Câmara Municipal do Recife suspendeu parcialmente as atividades presenciais em 23 de março de 2020, adotando o sistema de home office, bem como reuniões por videoconferência. Desde então, ocorre uma flexibilização gradativa de acordo com os indicadores da covid-19 ao longo dos últimos meses.

Mesmo com as restrições em vigor, Romerinho Jatobá destacou que a ação parlamentar não sofreu prejuízos durante o período, realizando inclusive a reunião mais longa da história da Câmara, com 10 horas de duração, que aconteceu em junho deste ano.

O primeiro-secretário, Eriberto Rafael (PP), lembrou que até novembro deste ano já foram elaborados e aprovados na Câmara, mais de 11 mil requerimentos, quando em todo o exercício de 2020 foram pouco mais de 7.800. Por conta deste êxito, parte do formato remoto será continuado. “As reuniões das Comissões podem seguir de maneira virtual, dependendo da decisão dos presidentes de cada colegiado. Foi uma experiência bastante positiva e que trouxe resultados efetivos e mais dinamismo”, lembrou o primeiro-secretário.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre FalaPE

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading