Camaragibe inicia vacinação de professores e trabalhadores da rede municipal de Educação

Camaragibe iniciou, na tarde desta segunda-feira (31), a vacinação contra a Covid-19 nos professores e trabalhadores da rede municipal. Receberão as doses profissionais que atuam nas nas creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e educação de jovens e adultos. A aplicação das doses será realizada na sede da Secretaria de Educação.

Atuando na rede municipal de ensino há 30 anos, a professora e gestora do Centro Municipal de Educação Infantil Judith Maria, Ana Cláudia Xavier, foi a primeira a receber a vacina. “A palavra é gratidão! Nesse momento, estou muito feliz e aliviada. Para a educação esse momento é muito importante. Esse é um passo crucial para a retomada das aulas presenciais. Que bom que, em Camaragibe, a imunização dos profissionais da educação já começou. Espero que todas as pessoas que tenham a oportunidade de receber a vacina, que tome a sua dose e fique mais protegido. Mesmo com a aplicação das doses, é crucial que as pessoas mantenham os cuidados com a higiene, limpeza das mãos, o uso da máscara, do álcool em gel e do distanciamento social”, disse.

Depois da autorização do Governo do Estado, a Prefeitura Municipal já começou, na última sexta (28), a vacinação de trabalhadores da limpeza urbana do município, além dos catadores de resíduos sólidos, que atuavam no antigo lixão do município, fechado pela atual gestão em 2020.

Agendamento – O município também já deu início ao agendamento para novos grupos: Pessoas entre 18 e 59 anos com doenças cardiovasculares; pessoas acima de 59 anos; pessoas em situação de Rua (programa Consultório na Rua fará o levantamento); pessoas das forças de segurança e salvamento; todos os trabalhadores de saúde, mesmo que não atuem na linha de frente no combate à Covid-19 (autônomos, em desvio de função, a disposição de sindicatos, entre outros), inclusive médicos veterinários e profissionais de educação física; Trabalhadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).

Nesses casos, os munícipes devem fazer o cadastramento por meio do Disque Vacina, nos números 9 9945-4405 e 2129-9570, das 8h às 15h; ou no site http://vacinacovid.camaragibe.pe.gov.br.

Especificidades – Além disso, outros grupos já podem receber as doses da vacina, entretanto a forma de solicitar o imunizante deve atender especificidades de cada área:

  • Trabalhadores da educação: no caso das escolas particulares é necessário que o responsável envie ofício via e-mail sesau@camaragibe.pe.gov.br com lista constando nome, CPF, data de nascimento, telefone e função dos seus funcionários. As listas serão enviadas para que a equipe de Saúde da Família (eSF) articule a vacinação dos profissionais das escolas de abrangência do seu território.
  • Trabalhadores da indústria e da construção civil: é necessário que o responsável pelos estabelecimentos envie ofício via e-mail sesau@camaragibe.pe.gov.br com lista constando Nome, CPF, data de nascimento, telefone e função dos seus funcionários. O agendamento será realizado pela equipe do Programa Nacional de Imunização municipal.
  • Caminhoneiros: o profissional deve solicitar, junto à empresa, documento que comprove o exercício efetivo da função de motorista profissional do transporte rodoviário de cargas (caminhoneiro), através de declaração, carteira profissional constando a vinculação com a empresa e função caminhoneiro.
  • Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de Passageiros Urbano e de Longo Curso e metroviários. As ações serão realizadas nas empresas e cooperativas existentes no município pela equipe do PNI municipal.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.