Camaragibe já pode sonhar com uma Zona Especial de Convívio Agrícola

Com o objetivo de definir e delimitar uma área estratégica na cidade para a produção de alimentos, sem agrotóxicos e com manejo adequado do solo para manter a vitalidade, a criação da Zona Especial de Convívio Agrícola (ZECA) é uma das propostas prioritárias da candidata à Câmara Municipal de Camaragibe, Rosa Santana. O tema foi debatido no Projeto “Live Seis e Meia”, promovido pela candidata, com o convidado Luiz Carvalho Gallego, produtor agrocultural e empreendedor agrícola de biodinâmica.

Para Rosa Santana, os governos precisam prestar atenção no meio ambiente e colocar em prática leis que preservem o espaço em que vivemos. “Começamos a ver que precisamos tomar conta de verdade, como a gente toma conta da cultura, temos que tomar conta do meio ambiente. A gente precisa que os governos prestem atenção na mãe-terra, prestem atenção no que circunda a gente, que é a terra, que é água, que é o ser vivo, a fauna e a flora, a gente precisa fazer valer esse patrimônio, a gente precisa ter cuidado, chegar perto dele com responsabilidade e não mais fazendo discurso. E nós temos esse olhar cultural, do pertencer, do cuidar, do zelar, de ter as nossas Zonas Especiais, para que a gente possa fazer isso uma lei e essa lei ser cumprida pelo poder público, e ser preservada pela sociedade civil”, pontuou Rosa.

Para Gallego, as ZECA’s nascem com o objetivo de levar a agricultura com uma relação de harmonia com o meio ambiente para Camaragibe. “É possível pensar agricultura e, além da produção de alimentos, gerar encontro, convívio e ainda estabelecer uma relação de harmonia com o meio ambiente, regenerando e preservando. A ZECA nasce dentro dessa proposta da gente ter uma área dentro de Camaragibe, que é um município que tem Zonas Rurais, e a agricultura é possível nesses espaços. Quando a gente pensa em saúde comete o erro em pensar em remédio, quando na verdade, a saúde está no que eu vou nutrindo no meu cotidiano. Então, as ZECA’s pensam numa forma salutogênica, de forma a promover saúde, pensando em estruturas que são âmbitos essenciais e elementares dentro da sociedade”, detalhou o produtor agrocultural.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.