Camarote da Acessibilidade garantiu conforto e segurança às pessoas no Natal de Gravatá

By 27/12/2022 - 18:43Agreste Setentrional

A inclusão e respeito às pessoas com deficiência é uma marca da gestão municipal

Além de belas apresentações de balé e dos espetáculos “A Escolhida”, encenado pelo ICETAG, na Praça Rodolfo de Moraes e do espetáculo “O Reencontro”, apresentado pelo Movimento de Dança Wanderson José, no Pátio de Eventos, outro destaque importante para o Natal de Gravatá – A Caminho do Amor, foi o cuidado, a sensibilidade com as pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção ou idosos, que tiveram um espaço reservado nos dois locais, para acompanhar as apresentações com conforto e segurança.

A gestão municipal do prefeito Joselito Gomes tem esse olhar voltado à inclusão, desde as inaugurações de Salas de Recursos Multifuncionais na rede municipal de educação, que trabalha a educação inclusiva, quanto aos serviços ofertados no Centro de Inclusão da Criança (CIG), e também no Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança (SERC), por meio do convênio entre a prefeitura e a instituição.

Essa sensibilidade também está presente nos eventos culturais, nos quais, a Prefeitura disponibiliza espaços voltados à acessibilidade, para que pessoas com deficiências, idosos e outros grupos prioritários possam participar dos eventos com segurança e conforto.

No Natal de Gravatá, o camarote da acessibilidade, montado ao lado da arquibancada no Pátio de Eventos, e a área reservada com cadeiras e disciplinadores, na Praça Rodolfo de Moraes, fizeram o diferencial na vida dessas pessoas.

Amara Josefa de Oliveira, moradora do Bairro Novo, agradeceu pela oportunidade de acompanhar as apresentações sentada, com segurança. “Eu achei ótimo. Estava sem querer vir porque estava com as pernas doendo, sem poder andar muito. Mas meu filho me trouxe e disse que havia esse espaço para colocar quem não pode andar. Ele me trouxe pra praça e depois para o pátio de eventos. Passei três anos sem sair de casa para festas e estou achando ótimo. Muito obrigado!”

Também no camarote da acessibilidade, no Pátio de Eventos, Ivonete dos Santos, moradora da Cohab II também falou sobre o Natal de Gravatá. “Foi ótimo, maravilhoso. Muito bom o Natal de Gravatá. Sou de Gravatá, mas foi a primeira vez que eu vim olhar o espetáculo. Muito lindo e maravilhoso, é só o que se fala. Muita coisa linda e maravilhosa”.

Coordenadora do CIG, Juliana Alves destacou a importância de ter esse serviço ofertado nos eventos culturais. “A gestão do padre Joselito tem um olhar muito humanizado e vem ofertando esse serviço para as pessoas com deficiência. Estamos aqui hoje nesse grande evento natalino, dando suporte às pessoas com deficiências e idosos nesse camarote da acessibilidade, que é o verdadeiro compromisso com as pessoas”.

Durante as apresentações, o público também contou com a interpretação em Libras, a Linguagem Brasileira de Sinais.

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.