Campanha “Seja um Doador, Doe Sangue no Hemope” é sucesso de procura em Gravatá

By 23/10/2022 - 14:42Agreste Central

Ação deste sábado (22) superou a expectativa, cuja meta era de 140 candidatos, e recebeu doação de 170 gravataenses

A população de Gravatá atendeu ao chamado da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco – Hemope, neste sábado (22), e compareceu em peso à Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Devaldo Borges, para participar da campanha “Seja um doador, doe sangue no Hemope”.

A meta da instituição era de atender 140 candidatos. Com a procura espontânea alta, foram 194 triados, 24 inaptos e 170 aptos, número que superou a expectativa de coleta do Hemope em Gravatá.

Ana Paula Alves de Oliveira, 30 anos, é professora. Ela foi uma dessas pessoas que teve empatia com o próximo e tirou alguns minutos do sábado dela para realizar a doação de sangue. “Esta é a segunda vez que faço doação. A primeira foi para minha irmã, que apesar de não estar aqui fisicamente, creio que ela está muito feliz por mais essa iniciativa em doar e acredito que é uma questão de empatia. Faço o meu convite a todas as pessoas para fazer essa doação, que é de extrema importância. Foi rápido, alguns minutinhos, o pessoal do Hemope é muito carinhoso. Eu já estava me organizando para ir para Caruaru, junto meu esposo, que também fez doação hoje e ficou bem melhor aqui, pois estamos na nossa casa, na nossa terrinha e foi bem mais fácil para fazer a doação”.

Gabriela Ortega é assistente social e integra a equipe de captação de doadores do Hemope. Ela explica que “esta é uma ação que costumamos realizar durante o ano. Antes de sermos afetados pela pandemia da covid-19, a gente realizava essas ações de forma corriqueira e este ano retomamos aqui com o município de Gravatá com o intuito de abarcar esse público e nos ajudar nessa campanha em prol da vida e abastecer os estoques do Hemope. Fomos muito bem recebidos aqui e a procura foi muito alta. Informo que aquela pessoa que não pôde doar hoje, pode nos procurar no Hemocentro, no Recife, de segunda a sábado, de 7h15 às 18h30, munido de documento original com foto, estar bem de saúde, alimentar-se bem, que iremos recebê-lo”.

Doador – Para realizar a doação de sangue, o voluntário deve atender algumas condições, como ter idades entre 18 e 60 anos, pesar mais de 50 kg, ter dormido bem na noite anterior à doação, não estar em jejum, alimentar-se normalmente, evitando o consumo de comida gordurosa e de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. As pessoas maiores de 60 anos já devem ser doadoras do Hemope. Já os menores de idade também podem realizar doação de sangue, contanto que esse jovem menor de 16 e 17 anos tenha a autorização formal e a presença do responsável legal durante o tempo de permanência da doação. Outras informações no site da fundação pelo link https://www.hemope.pe.gov.br .

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.