Caruaru aumenta em 84% o número de alfabetizados na Rede Municipal de Ensino em 2022

By 15/12/2022 - 15:16Agreste Central

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), realizou, nessa quarta-feira (14), a apresentação dos resultados e ações relativos à alfabetização realizados no ano de 2022 em prol dos estudantes dos Anos Iniciais do município. O evento aconteceu no auditório da Fafica e reuniu equipes da Seduc, gestores, coordenadores, professores do 1° e 2°ano, representação de estudantes e convidados, além da secretária de Educação e Esportes, Aline Tibúrcio; do secretário Executivo de Desenvolvimento da Aprendizagem, Lúcio Farias; da secretária Executiva de Planejamento e Rede Física, Kathiane Lima; representantes da secretaria Estadual de Educação e da GRE Agreste Centro-Norte.

“Hoje é dia de comemorar os resultados do Programa “AlfaCaruaru”, que registrou um aumento de 84% de alfabetizados do 1º ao 5º ano. Sabemos que a pandemia trouxe grandes dificuldades, pois várias crianças que estavam no processo de alfabetização não conseguiram concluir. Então, fizemos um programa para resgatar e ensinar da melhor forma os nossos estudantes. Reconhecemos e agradecemos todo o trabalho feito pelos professores, gestores e coordenadores”, disse a secretária de Educação e Esportes de Caruaru, Aline Tibúrcio.

Tiveram apresentações culturais, músicas, leituras com a fluência dos estudantes do 1º e 2º ano da Rede Municipal e uma palestra com o tema “Alfabetização: um direito”, com a professora doutora, Ana Morais. Além disso, foram certificadas as escolas, de 1° e 2° ano, com os melhores resultados no Alfabetômetro da Rede Municipal, em categorias distintas: Escolas Sede (Escola Joel Pontes), Escolas Campo (Escola Cesarina Moura e Escola João Demócrito).

Também foram certificadas as professoras Alfabetizadoras e estudantes das turmas com os melhores resultados do Alfabetômetro, em três categorias: Escolas Sede (ETI Altair Porto – Professora Maria Rejane do 1° ano D e Escola Casa do Trabalhador – Professora Taísa Dantas do 2° ano A ), Escolas Campo (Escola Cesarina Moura – Professora Maria Laudeci do 1° ano A e Escola Intermediária Maria do Socorro de Freitas – Professora Adriana Cardoso do 2° ano) e Escolas Campo – (Escola João Demócrito – Professora Maria Mileny Dunga da multisseriada do 1° ao 4° ano).

“Todas essas ações deram corpo ao Programa AlfaCaruaru, consolidando uma política pública de Alfabetização para a Rede Municipal de Ensino. Na ocasião, também certificamos e parabenizamos professores da Pré-escola, que apresentaram suas experiências no Seminário Municipal de Práticas Inspiradoras de Alfabetização e Letramento. Tal seminário é uma ação realizada na Rede Municipal de Ensino, através do Programa Criança Alfabetizada – PCA, fruto da parceria com o Governo do Estado de Pernambuco”, explicou a Gerente dos Anos Iniciais da Seduc, Dayse Lieuthier.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.