Caruaru: Pré-matrícula para a EJA tem início nesta segunda-feira (12)

By 12/12/2022 - 13:04Agreste Central

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), inicia, nesta segunda-feira (12), a pré-matrícula dos estudantes interessados em ingressar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município.

Todo cidadão, com 15 anos completos ou mais, pode realizar matrícula na Educação de Jovens e Adultos a fim de dar continuidade aos estudos do Ensino Fundamental, que porventura foram interrompidos ao longo da vida. A Rede Municipal de Ensino oferta na EJA cursos de qualificação profissional, com o objetivo de capacitar os estudantes caruaruenses para a entrada no mundo do trabalho, como também  proporcionar aperfeiçoamento no ofício no qual nossos estudantes  já  exercem.  

“O destaque é a qualificação profissional na EJA Caruaru  ofertada durante o horário de aula dos estudantes e na própria escola, facilitando a participação do estudante”, explica a secretária de Educação e Esportes, Aline Tibúrcio.

Para os estudantes novatos da EJA, o período de pré-matrícula acontecerá de 12 a 30 de dezembro, por meio do link https://bit.ly/solicitnovatos, que só estará disponível para o público no período citado, ou indo diretamente na escola que pretende estudar. No dia 13 de janeiro será divulgado o resultado da pré-matrícula e a efetivação da matrícula acontecerá de 16 a 20 de janeiro.

Para todos os tipos de ingresso na rede municipal de ensino, é preciso levar os seguintes documentos (original e cópia): certidão de nascimento e/ou casamento, cédula de identidade (RG) e/ou carteira profissional do estudante; declaração provisória ou histórico escolar da escola de origem (não devendo conter emendas e/ou rasuras); CPF do estudante; CPF e RG do responsável ou do estudante quando maior de 18 anos; comprovante de residência com o CEP; cartão de vacinação (Lei Estadual nº 13.770, de 18 de maio de 2009); duas fotografias 3×4 recentes; Cartão de Programas Sociais, caso seja beneficiário; cartão do SUS; comprovante de tipagem sanguínea (Fator RH); cópia do Laudo Médico para os estudantes com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades ou Superdotação.

Qualificação profissional – Durante o ano de 2022 foram executados sete cursos, dentre eles: Fabricação de Doces e Salgados, Bolo de Rolo Pernambucano, Rotinas Administrativas, Técnicas de Vendas e informática básica,  qualificando mais  de dois mil estudantes  para o mercado de trabalho.

Além disso, Caruaru é pioneira no Brasil neste sentido, pois é a primeira cidade a ofertar cursos de qualificação profissional atrelado ao Ensino Fundamental de jovens e adultos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.