Central de Monitoramento da SDS do Ipojuca recebe visita de representantes de outras cidades

O secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais, recebeu, nesta quarta-feira, a visita dos representantes da área de segurança das cidades de Sertânia, no Sertão do Estado, do Cabo de Santo Agostinho, além da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. A comitiva veio conhecer o modelo referência de segurança pública adotado em Ipojuca, incluindo a Central de Monitoramento, que é a maior per capita da Região Metropolitana do Recife com 100 câmeras distribuídas em todo o território ipojucano.

Os visitantes acompanharam uma apresentação sobre o funcionamento da estrutura, da organização das equipes, o sistema de monitoramento e de controle das ações. Os indicadores de cada uma das unidades subordinadas à Defesa Social do Ipojuca também foram apresentados, mostrando a importância do acompanhamento das ações, como o quantitativo de rondas, de policiamento ostensivo e de ordens de serviço. “Nossa Guarda Municipal realiza um trabalho complementar à Polícia Militar e graças às nossas capacitações e treinamentos, conquistamos um grau de confiança e de capacidade muito grande junto ao Estado”, observou o secretário Osvaldo Morais. Fruto desse trabalho é a disponibilização de agentes da Guarda Municipal dar treinamentos em outros municípios, como ocorreu recentemente na cidade de Sertânia e que contemplou servidores de cidades vizinhas. De acordo com o secretário Osvaldo Morais, a disponibilidade de fazer estas capacitações e parcerias se dá pelo entendimento de que quanto mais a segurança pública se fortalecer, mais seguro ficarão não só os municípios de forma particular, mas todo o estado.

“Gostaria de agradecer em nome do nosso prefeito, Ângelo Ferreira, por essa oportunidade de integração e de conhecimento. Chegando aqui pudemos ver o quanto Ipojuca está se tornando referência para Pernambuco”, disse o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Sertânia, Vladimir Cavalcanti. Para o major Sérgio Costa, chefe do Núcleo Integrado de Imagens do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), “Ipojuca representa um exemplo positivo de monitoramento, tanto que logo indicamos aqui para que algumas cidades pudessem entender o funcionamento e ter este conhecimento”, afirmou. O comandante da Guarda Municipal do Cabo de Santo Agostinho, Gênesis, também fez questão de dizer que “a família da Guarda do Cabo é grata por essa parceria com Ipojuca”.

CURSOS
Entre os cursos que Ipojuca disponibiliza para outros municípios estão: integrações com foco no aprimoramento na área de policiamento ostensivo, abordagem, motopatrulhamento, armamento menos letais, técnicas de algemação, entre outros.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.