Centro Integrado de Defesa Social do Ipojuca cede salas para a SDS do estado

By 02/04/2022 - 20:40Pernambuco

Neste sábado (02/04), o Centro Integrado de Comando e Controle Regional da SDS estadual foi transferido para o Centro Integrado de Defesa Social (Cidem) do Ipojuca. A Prefeitura cedeu algumas salas e toda estrutura de tecnologia e informação existente na SDS municipal para que o Estado se instale. A sugestão da prefeita Célia Sales foi dada durante a conversa com o secretário de Defesa Social do estado, Humberto Freire, no Comitê de Crise, na última sexta-feira, inclusive para que ajude nas investigações sobre a morte da menina Heloysa Gabrielly.

“Temos a maior Central de Monitoramento de Pernambuco com 129 câmeras e queremos dar toda a condição para que o comando da SDS possa realizar o trabalho deles e, assim, evitarmos a demora na atuação como no dia de maior inferno que Ipojuca já viveu”, comentou a prefeita Célia Sales. Um dia depois da morte da menina Heloysa Gabrielle na comunidade de Socó, em Porto de Galinhas, após protestos clamando por justiça, criminosos aproveitaram o fato e realizaram atos de vandalismo em todos os distritos do município causando pânico entre moradores e turistas. Apenas às 21h chegou um reforço ostensivo do
estado com mais de 40 viaturas e três helicópteros.

“A instalação possibilita uma maior eficiência e eficácia de todos os órgãos de segurança publica do estado e do município propiciando um tempo adequado de pronta resposta ao cidadão que está em Ipojuca”, afirmou o secretário de Defesa Social do Ipojuca, Osvaldo Morais. De acordo com ele, neste momento que estamos passando por esta crise, as câmeras de monitoramento têm sido um diferencial não so na prevenção de novos ataques como na identificação de pessoas que praticaram crimes. Quem acompanha e coordena, neste sábado, a implantação da base da SDS estadual em Ipojuca é o secretário executivo da pasta, Rinaldo de Souza. Compõe este Centro de Segurança estadual a Policia Militar, a Policia Civil, Bombeiro Militar e Polícia Científica e de acordo com o próprio secretário Humberto Freire ficarão no município por tempo indeterminados.

– Central de Monitoramento do Ipojuca
Já existente no município há muitos anos, vem sendo requalificada, modernizada e ampliada desde o início da gestão da prefeita Célia Sales. Em 2018, a central monitoramento possuía 40 câmeras e atualmente tem 129 unidades.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.