CEZZINHA é autodidata e começou a carreira aos 13 anos por incentivo do pai. Seus primeiros passos no caminho da profissionalização musical aconteceram ainda na adolescência, na Orquestra Sanfônica.
Uma vez na Orquestra, Cezzinha fez diversas apresentações, a convite de Terezinha do Acordeon, por todo o estado de Pernambuco, sempre chamando atenção das pessoas por ter pouca idade, e detentor de um talento musical nato. Rapidamente, Cezzinha tornou-se um grande instrumentista, e suas habilidades surpreenderam grandes nomes do cenário musical brasileiro.
Dominguinhos também reconheceu sua desenvoltura e passou então, não só à convidá-lo para participar de seus shows, como também à indicá-lo para acompanhar vários outros grandes artistas. Foi assim que ele se apresentou ao lado de nomes como: Elba Ramalho, Belchior, Antônio Carlos Nóbrega, Geraldo Azevedo, Margareth Menezes, Marinêz, Daniela Mercury, Santanna o Cantador, Maciel Melo, Jorge de Altinho, também fez uma participação especial no DvD de Roberto Carlos (Emoções Sertanejas), entre outros. No ano de 2005, foi escolhido para representar a Cultura Regional Pernambucana, no “Ano do Brasil na França”, onde realizou apresentação no “Carreau Du Temple”.
Essa participação rendeu destaque na imprensa brasileira e internacional. O jornalista e crítico musical do Jornal do Comércio, José Teles, chegou a apontá-lo como um “virtuose” do acordeon. Cezzinha também já participou de programas de TV como o Programa do Jô, na ocasião, ao lado de Genival Lacerda, na terceira edição do Big Brother Brasil 3, em uma apresentação da cantora Elba Ramalho no reality show.
Além disso, o sanfoneiro traz no currículo diversas apresentações internacionais em Países como nos EUA (Brazilian Day, em Nova Iorque), Turquia, Itália, Portugal, França e Albânia, desenvolvendo um trabalho instrumental e acompanhando vários artistas em suas turnês internacionais.
Em 2007 ele se apresentou ao lado do mestre Dominguinhos no São João de Caruaru, onde foi exaltado pelo mesmo como um novo grande nome do forró. Participou do Festival de Jazz de Garanhuns, e foi convidado do show do pianista e compositor Wagner Tiso, no Teatro do Parque, no Recife. Em junho de 2008, Cezzinha lançou seu primeiro CD autoral, “Convidando a Transbordar”. O trabalho reúne 12 faixas, entre elas quatro instrumentais e algumas em parceria com Fábio Simões. Além de músicas de nomes como Dominguinhos, Gonzaguinha e Accioly Neto. Em março de 2009, foi lançado CD “Balaio de Amor” de Elba Ramalho, onde ele participa como instrumentista, arranjador, cantor, compositor e co-produtor musical. Ele também participou do CD em tributo ao Galo da Madrugada e fez parte da trilha sonora da novela Caras e Bocas, cantando “É só você querer” com Elba Ramalho.
Fez a produção musical do São João da Globo Nordeste e do São João da Globo no Rio de Janeiro, além de ter produzido musicalmente e acompanhado Gilberto Gil, Caetano Veloso, Exaltasamba, entre outros, em 2011. Em 2013 dá mais um grande passo da sua carreira: lança o segundo CD, de forma digital, “Por Que Tem Que Ser Assim”, muito bem recebido por público e crítica, o disco destaca o lado arranjador de Cezzinha, com sua apaixonada e sofisticada sanfona emoldurando sua bela voz.
Este trabalho pode ser encontrado na internet através dos principais sites de venda e audição de música (Itunes, Rdio, Dezzer e outros). Neste mesmo ano, lançou seu site http://www.cezzinha.com.br com grande interatividade. Gravou também o histórico show no Chevrolet Hall em Maio, com participações de grandes nomes como Alcione, Elba, Zélia Duncan, Santanna, Jorge de Altinho e muitas outras estrelas de nossa música. Este registro virou especial de fim de ano da Rede Globo Nordeste e está sendo lançado em todo o Brasil em 2014 como CD e DVD “Cezzinha e convidados, ao vivo”, pela gravadora Som Livre.
Em junho deste mesmo ano, recebe o “Troféu Gonzagão” e é escolhido “Artista Faro do Mês – MPBFM” como músico revelação na programação da radio. Em Julho de 2014 Cezzinha lançou seu CD e DVD no Rio de Janeiro (Teatro Rival) com participações de Elba Ramalho, Carlos Malta e Jeferson Gonçalves. Foi o escolhido pelo Maestro Luiz Carlos Durier da Orquestra Sinfônica da Paraíba para homenagear com um grande concerto o mestre Dominguinhos, falecido há um ano. O show foi um grande Sucesso com mais 5.000 pessoas na plateia. Também em Julho, Cezzinha foi indicado como “Destaque do Ano” no Prêmio Contigo MPB FM.
Em maio de 2015, seu Novo CD “Eu Gosto de Tudo em Você” é lançado pela SOM LIVRE. O CD além das suas autorais e parcerias, tem participação de Zeca Pagodinho que cantou com Cezzinha “Judia”, além de interpretações de clássicos da MPB como “Ai que saudade de ocê” de Vital Farias e “O Ciúme” de Caetano Veloso.
Cezzinha foi escolhido pelo Quinteto Violado para fazer uma participação especial no Projeto “Quinteto Canta Dominguinhos” através do edital dos Correios e que cortou o país em grandes apresentações durante os meses de Maio e Junho de 2015. Em Fevereiro 2016, Cezzinha participou das grandes prévias de carnaval do Recife como as do Galo da Madrugada, qual também é convidado especial no Camarote para interagir com os trios na avenida. Cezzinha está na estrada e novos projetos estão surgindo. O ano de 2016 promete ser também muito especial e de muito trabalho para Cezzinha.