Coluna FalaPE – Ciro Nogueira ministro deve turbinar prefeitos do PP em Pernambuco

By 23/07/2021 - 00:13ColunaFalaPE

Presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira vai ascender ao mais poderoso ministério da Esplanada: a Casa Civil. Para assegurar de vez o apoio do Centrão ao seu governo, Jair Bolsonaro convocou o líder piauiense para a pasta que coordena a atuação de todos os outros ministérios; e tem acesso direto e irrestrito ao presidente da República.

Uma vez no cargo, que tem participação direta na destinação de emendas e recursos federais, Ciro Nogueira, certamente, vai privilegiar os seus. Ou seja, os prefeitos do PP terão as portas da Casa Civil escancaradas com o presidente do partido sentado na cadeira. Isso representa mais do que só força política, representa ações e priorização por parte do governo a esses municípios.

E Pernambuco, como não poderia deixar de ser, terá vaga cativa nesse tempo de bonança em virtude da excelente relação que Ciro Nogueira tem com o presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte. Portanto, todos os prefeitos ligados ao deputado federal vão ser beneficiados com ações do Governo Federal, via Ciro Nogueira.

Em detrimento dessa priorização, Eduardo da Fonte terá um grande atrativo na montagem das chapas do PP à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa. Quem estiver com Da Fonte, estará com Ciro Nogueira e com o Governo Federal. E isso é ou não é motivo para fazer o PP crescer ainda mais em Pernambuco? Com certeza que sim.

FLEXIBILIZAÇÃO – O Governo de Pernambuco anunciou, ontem, flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19. A partir da próxima segunda (26.07), o horário de funcionamento das atividades econômicas em geral será uniformizado em todas as macrorregiões de saúde, igualando todo o Estado à Macrorregião 1, que contempla o Grande Recife, matas Norte e Sul; e parte do Agreste. Os bares e restaurantes, por exemplo, vão poder funcionar em todo o território estadual das 5h às 23h, todos os dias da semana e feriados. Já os shoppings centers e galerias comerciais estão autorizados a funcionar das 9h às 22h, em todo o Estado, nos dias de semana, fins de semana e feriados.

VACINA – Mais da metade da população casinhense acima dos 18 anos já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. É o que indicam os números do consolidado diário da campanha de imunização repassado pelas unidades de saúde do município, até esta quarta-feira, dia 21 e julho. No município, os habitantes acima dos 18 anos somam um total de 10.257 e, desses, já foram vacinados 6.252 com a primeira dose da vacina contra a Covid, ou seja, quase 61% da população. Já com a segunda dose, foram 1.670 pessoas.

VACINA 2 – Salgadinho recebeu 5.730 doses para primeira e segunda dose. Essa vacinas foram aplicada em profissionais da saúde, educação, pessoas com alguma comorbidade, gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivo, da limpeza e da indústria. Ontem, tivemos início a faixa etária de 20 anos, que segue até o dia 27 de julho. A depender do número de doses que o município irá receber, a faixa etária será baixada para 18 anos; um avanço enorme.

REUNIÃO – A presidente do Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul Pernambucana (COMSUL), Dayse Juliana, prefeita de Primavera, esteve reunida, na manhã dessa quinta-feira, no gabinete do procurador geral de Justiça do Estado de Pernambuco, Paulo Augusto. O encontro tratou do fortalecimento das entidades, como a busca da implementação do Projeto Cidade Pacífica em mais cidades da região da Zona da Mata Sul, abrangidas pelo consórcio, tendo em vista indicadores positivos nos municípios que aderiram ao Projeto Cidade Pacífica, com acréscimo no índice de pacificação, que condensa os dados sobre crimes violentos letais intencionais (CVLIs) e crimes violentos contra o patrimônio (CVPs).

O povo quer saber: com a diminuição dos casos de covid, a política vai esquentar em Pernambuco?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.