Coligação PERNAMBUCO NA VEIA promove evento histórico com Lia de Itamaracá e mais de 500 artistas e militantes no comitê central da campanha

By 19/09/2022 - 20:07Pernambuco
Foto: PH Reinaux

Patrimônio vivo da cultura popular de Pernambuco e uma das maiores artistas da história do Brasil, Lia de Itamaracá participou de um dos eventos mais emocionantes e alegres da campanha deste ano. A chapa majoritária da coligação PERNAMBUCO NA VEIA, liderada por Marília Arraes, candidata ao Governo do Estado, reuniu mais de 500 pessoas, entre artistas e militantes, para o já histórico evento CULTURA NA VEIA, que tem o objetivo de resgatar, valorizar e devolver o respeito aos artistas da nossa terra. O evento também marcou o lançamento do Movimento de Cultura Popular (MCP), inspirado no programa de Miguel Arraes. Nomes como MC Troia, André Viana, Severina Baracho, Armandinho, cantor e candidato a deputado estadual, representantes do frevo, maracatu, caboclinho e de representações culturais se fizeram presentes.

O candidato ao Senado, André de Paula, a vice-governador, Sebastião Oliveira, e a deputada federal, Maria Arraes, também participaram do evento. Para Lia de Itamaracá, visivelmente emocionada e que nos últimos 15 anos levou suas cirandas para todas as capitais do país e grandes cidades do mundo, Marília, ao contrário do PSB, irá respeitar os artistas e a cultura do estado. “A gente precisa receber cachês dignos. Eu preciso receber um cachê digno.”

“Por não receber um cachê digno, tenho que sair para fora para levar a nossa cultura para as outras regiões do país que nos valorizam. Levo Pernambuco em peso nas minhas costas, valorizando a cultura do nosso estado e do Brasil. Eu sou Lia”, complementa.

Para Marília, que iniciou seu discurso agradecendo a presença de Lia, é preciso respeitar os artistas da terra e recolocar a cultura em seu devido lugar. “Esse povo que está aí resume a cultura a festivais e nem assim pagam os artistas. A cultura é importante para fazer as pessoas pensarem criticamente. Não é isso que o PSB quer.”

Para André de Paula, “esse é cum dos momentos mais importantes dessa campanha. Marília tem conseguido unir Pernambuco e juntou as pessoas e os políticos. Se há uma área que temos que ter um carinho especial é a cultura. Eu tenho certeza que Lula e Marília irão resgatar nossa cultura.”

Sebastião Oliveira, candidato a vice-governador, também acredita que a valorização da cultura é o caminho para resgatar o estado. “É uma honra dividir esse espaço com tanta gente importante, como Lia de Itamaracá, por exemplo. O governo atual do PSB virou as costas para a cultura popular, mas Pernambuco vai voltar a ser alegre e cultural a partir do ano que vem.”

Ícone do brega funk, MC Tróia também deixou seu recado: “Estamos juntos com Marília e o presidente Lula. Vamos para a vitória.”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.