Coluna Fala PE – Anderson Ferreira se aventura no interior, mas esquece de fazer o dever de casa em Jaboatão

By 13/04/2021 - 00:00ColunaFalaPE

Na esteira do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que intensificou sua agenda na Região Metropolitana para ficar mais conhecido (tema da coluna Fala PE de ontem), o também prefeito Anderson Ferreira, de Jaboatão dos Guararapes, está fazendo o caminho inverso e mira o interior do estado, sobretudo, o Sertão e o Agreste. Anderson já começa a aparecer mais na mídia interiorana, hoje ele concede entrevista à uma rádio de Salgueiro.

A motivação de Anderson é a mesma de Miguel: ficar conhecido e se mostrar competitivo em uma candidatura majoritária para o eleitorado de uma região de Pernambuco distante da sua de origem. Mas há uma diferença nem tão sutil. Enquanto o prefeito de Petrolina goza de aprovação estratosférica no seu quintal, tendo deixado seus principais opositores com menos de 10% nas urnas, em 2020, o gestor jaboatonense, ao contrário, não é unanimidade nem na sua própria cidade.

Anderson se aventura no interior mas esquece de fazer o dever de casa em Jaboatão. Tanto, que viu sua oposição na cidade crescer ao ponto de projetar um adversário, o ex-vereador Daniel Alves, que, já no ano passado, teve 30% dos votos para prefeito, tirando todo o brilho da reeleição do atual gestor. Como é que Anderson quer voar se mal consegue correr? Está colocando o carro na frente dos bois!

Também diferente de Miguel, que terá para mostrar uma administração modelo, amplamente bem avaliada, Anderson vai se basear em uma gestão parca, tímida, sem muito o que gerar de pauta positiva. Mais focada no marketing do que, propriamente, no resultado. Se estiverem disputando a vaga do cabeça de chapa da oposição, os dois pré-candidatos têm um enorme fosso entre eles, com Miguel em muito mais vantagem no comparativo.

PLANO B – O clã dos Ferreira tem um plano B para caso o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, não consiga se viabilizar para concorrer ao Governo de Pernambuco. O gestor pode vir a ser o nome para o Senado do bloco oposicionista. Isso explicaria seu movimento de tornar-se conhecido no interior, estratégia que ele já deu o start. Um Plano C seria o responsável por lançar o deputado federal André Ferreira, irmão de Anderson, à Casa Alta com o vereador Fred Ferreira (Recife), cunhado dos dois, disputando mandato na Câmara Federal. Essa possibilidade é até mais segura já que, para tal, Anderson não precisaria deixar o cargo de prefeito para se arriscar.

RMR – Falando em Região Metropolitana do Recife, os deputados Silvio Costa Filho (federal) e Eriberto Medeiros (estadual) tiveram agendas em municípios dessa área ontem. Em São Lourenço da Mata, os dois estiveram com o prefeito Vinicius Labanca entregando cestas básicas a alunos da rede municipal. De lá, seguiram para Camaragibe, onde, junto à prefeita Doutora Nadegi, entregaram cinco ônibus para transportar estudantes da rede municipal. Na ocasião, Silvio e Nadegi também assinaram convênio no valor de R$ 2 milhões para a mobilidade urbana. Os recursos da emenda serão utilizados na pavimentação e sinalização das vias.

OBRAS – Fernandha Batista tem ganhado notoriedade e destaque à frente da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos. Suas ações estão em toda parte, pois são mais de 150 obras em execução por todo Pernambuco. O programa Caminhos de Pernambuco de requalificação de vias tem levado desenvolvimento por onde passa. São 5.5 mil quilômetros de estradas em renovação. Um investimento de 505 milhões, com previsão para término em dezembro de 2022.
Fernandha também está à frente do Programa Estadual de Revitalização das Bacias Hidrográficas de Pernambuco, projeto que busca guiar a administração e no planejamento hídrico dos próximos 20 anos.

AUXÍLIO – Durante a live em comemoração aos 100 dias de governo, o Prefeito de Mirandiba, Evaldo Bezerra e o secretário de Agricultura, João do Pife, anunciaram o resgaste do programa Garantia-Safra no município. Trata-se de uma ação do Ministério do Desenvolvimento Agrário financiada pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que garante ao agricultor familiar um benefício financeiro, por tempo indeterminado, caso perca sua safra devido ao fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico. Essa é mais uma de muitas conquistas do governo que vem se destacando pela eficiência em um período tão curto de tempo.

Por Fernanda Maria, Cientista Política.

2 Comentários

  • thiago rocha disse:

    Realmente é difícil de entender, não faz nem o dever de casa e que brinca de politica, este binário novo mesmo gerou um custo para pintar faixas, colocar sinais e por vai em troco de que? A aparece na mídia, porque ficou uma bosta, gerou mais transito uma faixa só para carro e entrar na casa pio terá muitos acidentes. Acredito que é o mais importante é o hospital de campanha que Jaboatão nunca teve que foi super faturado e local para testagem que o povo correr para Recife. Agora que sair candidato que nem cuidar do seu povo, piada viu!

  • thiago rocha disse:

    Ainda bem que existe uma oposição ainda em Jaboatão que se chamar DANIEL ALVES, os 27 vereadores todos sumiram. uma vergonha.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.