Coluna Fala PE – Ao lado de Armando, Raquel Lyra começa pré-campanha para governadora

By 21/04/2021 - 00:00ColunaFalaPE

Solto pelo estado, na tentativa de consolidar uma candidatura a governador, o prefeito Miguel Coelho (Petrolina), que já havia ganhado a companhia do também prefeito Anderson Ferreira (Jaboatão dos Guararapes), tem, agora, mais uma “rival” nessa disputa que se iniciou no campo oposicionista. Trata-se da gestora de Caruaru, Raquel Lyra, que, a exemplo dos dois aliados, começou a criar fatos para tornar-se conhecida.

E a filha do ex-governador João Lyra Neto ganhou um reforço de peso na sua movimentação. Um não, dois. O mais representativo é o ex-senador Armando Monteiro Neto, que a acompanhou, ontem, na visita que Raquel fez aos prefeitos de Cabo de Santo Agostinho, Keko do Armazén, e do Ipojuca, Célia Sales. Com o gesto, Armando, que disputou as duas últimas eleições para o Palácio do Campo das Princesas, já deixou mais do que explícito a sua preferência pela companheira de PSDB.

Outro nome significativo da oposição no time pró-Raquel é o deputado federal Daniel Coelho. Esse, inclusive, chegou a declarar publicamente sua preferência. “Temos três prefeitos de cidades importantes do estado como pré-candidatos. Tenho uma aliança muito próxima com a prefeita Raquel, ela me apoiou na última eleição. A gestão dela é extremamente exitosa, acho ela muito competitiva numa eleição para o governo do estado. Tenho respeito por Anderson e Miguel, mas acho que Raquel é a candidata mais forte desse conjunto”, avaliou.

Pelo menos no quesito lideranças, a prefeita de Caruaru está bem posicionada na disputa pela vaga. Cabe a ela criar as condições e reunir as outras forças do bloco em torno de si, cristalizando seu nome como a escolhida. A tarefa, é bom que se diga, não será fácil. Sobretudo, se levarmos em conta a disposição de Miguel Coelho, que, dizem, está virado atrás de apoios para seu projeto. Com o afunilamento da disputa, o cenário ficará mais claro. Por enquanto, cada um que faça a sua parte.

PARCERIAS – No encontro com Raquel Lyra e Armando Monteiro Neto, Keko do Armazém destacou que a troca de conhecimento é importante para trazer novas ideias. “Foi uma tarde muito proveitosa, na qual recebi a ilustre visita da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, representante de uma cidade muito importante no Estado de Pernambuco. Acompanhada por Armando Monteiro, uma grande figura política do nosso Estado”, disse.
Ele ainda destacou que, “através desse encontro, diversas parcerias virão em curto período de tempo”. Keko, que não é besta nem nada, já deve ter aproveitado para pedir ações e recursos para sua gestão, no caso de Raquel virar governadora.

SIMBOLISMO – A visita de Raquel Lyra à Célia Sales na sede da Prefeitura do Ipojuca foi simbólica, uma vez que ambas são prefeitas reeleitas. Elas têm lutado para trazer investimentos para os municípios e não são da base aliada do Governo do Estado. Entre os assuntos tratados na reunião, a reeleição das duas, o enfrentamento à COVID-19, o desafio que é ter uma rede pública municipal de saúde de excelente qualidade e, consequentemente, absorver a demanda dos municípios vizinhos. Também foram discutidos o momento difícil que a Educação enfrenta com a pandemia e a possibilidade de projetos e parcerias administrativas entre Ipojuca e Caruaru.

ESTRUTURAÇÃO – A prefeita de Canhotinho, Sandra Paes (DEM), assinou a atualização do protocolo de intenções para a realização de obras de estruturação do entorno do frigorífico da Masterboi no município. A construção da unidade da industrial está em andamento e deve entrar em atividade em outubro. A assinatura aconteceu na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e contou com a participação do presidente da entidade, Roberto Abreu, e do diretor da Masterboi, Miguel Zaidan.

AEROPORTO – Mesmo em um cenário adverso, provocado pela pandemia da Covid-19, o Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre consolida sua posição entre os líderes do Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgados ontem, o terminal da capital liderou a movimentação de passageiros do Nordeste no primeiro trimestre de 2021, com mais de 1,7 milhão de pessoas chegando e saindo do Estado pelo aeroporto. O secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, comemorou o posicionamento do Aeroporto do Recife como o quinto do Brasil, à frente de outros grandes equipamentos como os do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. No ranking geral, o Aeroporto dos Guararapes aparece atrás apenas dos terminais de São Paulo e Brasília.

O povo quer saber: vai aparecer mais algum candidato a governador na oposição?

Por Fernanda Maria, Cientista Política.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.