Coluna Fala PE – Coronel Meira pode ser o candidato a governador de Bolsonaro em Pernambuco

By 21/05/2021 - 07:33ColunaFalaPE

Na hipótese de o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, não disputar o Governo de Pernambuco, em 2022, Jair Bolsonaro praticamente já decidiu quem será seu candidato ao Palácio do Campo das Princesas. Trata-se do Coronel Meira, bolsonarista de carteirinha com acesso ao presidente da República e a chancela do principal bastião do Bolsonarismo em Pernambuco, o ministro Gilson Machado Neto, do Turismo.

Sem fazer tanto alarde quanto de costume, o Coronel Meira já se coloca nos bastidores como candidato a governador. Para tal, o presidente já operou no Centrão para assegurar o mínimo necessário ao aliado: um partido com tempo de televisão. No caso, uma legenda representativa, o PTB, que garantirá espaço para Meira defender a reeleição do presidente – isso sem falar em outras siglas do Centrão que podem juntar-se ao petebista no estado, garantindo ainda mais tempo de TV.

O discurso do Coronel Meira está muito claro. Ele vai bater o quanto puder no governador Paulo Câmara na tentativa de se colocar como o verdadeiro contraponto ao PSB. Nesse cenário, o pré-candidato do PTB tende a receber a maioria dos votos da Direita e da extrema Direita pernambucanas, que, certamente, irão marchar com o Bolsonarismo.

Com o Coronel Meira postulando o Governo de Pernambuco, Gilson Neto, de quem ele é amigo e parceiro, iria para uma eleição mais tranquila, a de deputado federal. O atual ministro do Turismo deve seguir Bolsonaro na legenda em que o ex-capitão se filiar e tentar uma vaga na Câmara para reforçar a tropa de choque do líder em um eventual segundo governo. Se a situação de Bolsonaro melhorar aqui em Pernambuco, Gilson, então, sairá para senador na chapa encabeçada pelo Coronel Meira ou em outra, tendo à frente o filho do senador Fernando Bezerra Coelho.

ADESÕES – Do lado oposto a Jair Bolsonaro, o governador Paulo Câmara deu um importante passo para fortalecer a Frente Popular de Pernambuco, com o ingresso de dois partidos importantes no seu Governo. O Republicanos, que é liderado pelo deputado federal Silvio Costa Filho, assume a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com o advogado Tomé Franca. E o Avante, comandado pelo deputado federal Sebastião Oliveira, passa a chefiar a EPTI, com Antônio Júnior. Tanto Republicanos quanto o Avante já participaram da Frente Popular do Recife, na disputa eleitoral vencida por João Campos. Os dois partidos já ocupavam espaços nas secretarias de Saneamento e de Meio Ambiente, respectivamente.

RESTRIÇÕES – Após análise do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, o Governo de Pernambuco anunciou, ontem, durante coletiva de imprensa online, a prorrogação das medidas restritivas até o próximo dia seis de junho. A iniciativa contempla todas as regiões do Estado, exceto a 2ª Macrorregião, no Agreste, da qual fazem parte as IV e V Gerências Regionais de Saúde (com sede em Caruaru e Garanhuns), que conta com decreto específico vigente até o dia 31 deste mês. Segue valendo o funcionamento das atividades de maneira geral nos finais de semana até as 18h, para quem iniciar às 10h. Os estabelecimentos que abrirem às 9h só poderão funcionar até as 17h. Nos dias de semana, as atividades econômicas em geral continuam com permissão para funcionar das 10h às 20h. O comércio de praia, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, mantendo a proibição nos finais de semana.

CONSELHO DE ÉTICA – A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) elegeu os 14 integrantes (sete titulares e sete suplentes) da Comissão de Ética da Casa para o biênio 2021 e 2022. A votação secreta foi realizada em sessão remota por meio de um link disponibilizado aos parlamentares. Os titulares do colegiado são os deputados Adalto Santos, Aluísio Lessa e Diogo Moraes (todos do PSB), Antônio Moraes e Delegado Erick Lessa (do PP), João Paulo (PCdoB) e Tony Gel (MDB). Já nas suplências ficaram os deputados Clóvis Paiva e Fabrízio Ferraz (do PP), Isaltino Nascimento e Roberta Arraes (do PSB), João Paulo Costa (Avante), Juntas (PSOL) e Romero Sales Filho (PTB).

PESSOA IDOSA – O aniversário da prefeita de Itaíba, Regina Cunha, já passou, mas os presentes que ela recebe e que vão beneficiar diretamente a população não param de chegar. Nessa quinta-feira (20), ela recebeu do deputado federal Pastor Eurico a liberação de recursos para a aquisição de um kit que vai atender ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Itaíba. O kit contará com 01 veículo tipo Jeep Renegade, 01 televisão, 03 computadores, 01 impressora, 01 webcam e 01 bebedouro. Recursos que virão através do Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos. Segundo a prefeita, uma conquista que beneficia quem mais precisa.

O povo quer saber: uma candidatura do Coronel Meira a governador tem chance?

2 Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.