Coluna Fala PE – PP dobra de tamanho no Nordeste e se transforma em um partido gigante

By 15/04/2021 - 00:00ColunaFalaPE


Estudo da Consultoria Digital Marketing Sharks, encomendado pelo Valor Econômico, validou uma realidade já observada desde a eleição de 2020: o PP dobrou de tamanho na gestão do senador Ciro Nogueira e se tornou um partido gigante no Nordeste. A legenda subiu do sétimo para o terceiro lugar no ranking municipal. Esse crescimento se deu na esteira da diminuição das duas siglas que dominaram a disputa presidencial no país pós-redemocratização até 2018, o PT e o PSDB.

Na região Nordeste, o partido também teve forte desempenho na quantidade de eleitos, ganhando 141 novas prefeituras, somando 285 com as reeleições. O PP possui o quinto maior volume eleitoral, com o montante de R$ 140,1 milhões de fundo eleitoral. Esse tamanho todo credencia a sigla a pleitear espaços representativos, nacionalmente falando, como ministérios e até a vaga de vice do presidente Jair Bolsonaro em 2022.

Em Pernambuco, o sucesso do PP atende pelo nome de Eduardo da Fonte. Sob a liderança de Dudu, como é conhecido o deputado federal, o partido teve um crescimento bastante expressivo. Cidades importantes de Pernambuco são administradas pelo partido, a exemplo de Barreiros, Calçado, Cumaru, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos, Macaparana, Manari, Palmares, Paranatama, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria da Boa Vista, São João, São Vicente Férrer, Sirinhaém, Timbaúba e Tupanatinga.

Além disso, o PP tem a segunda maior bancada da Assembleia Legislativa e comanda a Casa, presidida por Eriberto Medeiros. No Executivo, o partido também está à frente da poderosa Secretaria de Desenvolvimento Agrário com o deputado estadual Claudiano Martins Filho. A exemplo da nacional, o PP de Dudu da Fonte já tem tamanho para ocupar uma vaga na majoritária da Frente Popular, seja na vice de Geraldo Júlio, seja apresentando o candidato a senador da chapa.

ESTADOS – De acordo com o levantamento, é possível, ainda, notar o forte desempenho Progressistas em cada estado nordestino. Na Bahia, foi conquistado mais de 1 milhão de habitantes. Pulando para o Piauí, estado de Ciro Nogueira, a sigla também teve um excelente desempenho, crescendo 80% e alcançando pouco menos de um terço de toda a população de lá. Outro destaque foi na Paraíba, com o crescimento de mais de 900%, e alcance de 25% da população paraibana.

METODOLOGIA – A metodologia utilizada para a realização da pesquisa da Digital Marketing foi o levantamento dos resultados de 1.756 cidades do Nordeste, que englobam 54 milhões de habitantes. Segundo o estudo, há o crescimento no comando da legenda em relação às prefeituras do Estado, que há quatro anos comandava 3,2 milhões de pessoas no Nordeste, mas agora já administra 6,3 milhões.

INVESTIMENTOS – O deputado federal Eduardo da Fonte (PP), ao lado da deputada estadual e presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), Roberta Arraes, vem trabalhando para levar novos investimentos que vão fortalecer os serviços de saúde no Sertão do estado. “Eduardo da Fonte tem sido um grande parceiro do Sertão de Pernambuco, inclusive, as primeiras ambulâncias modelo UTI das cidades de Araripina e Trindade foram adquiridas através dele. Isso representa uma grande conquista para toda a região”, pontuou Roberta Arraes.

ELEIÇÃO – A União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) divulgou nova data e local para eleição da mesa diretora. Segundo o comunicado, o pleito acontecerá no próximo dia 18 de abril de 2021 (domingo que vem), na Escola Modelo de Gaibú – Professora Maria Thamar Leite da Fonseca, situada Loteamento Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho. Todos os parlamentares das câmaras filiadas à UVP poderão votar no horário entre 8h às 17h, munidos de documento de identificação com foto. A Comissão Eleitoral também esclareceu que serão respeitados todos os protocolos de segurança sanitária para prevenção e combate à Covid-19.

O povo quer saber: quem será o novo presidente da UVP: Léo do Ar (situação) ou Zé Raimundo (oposição)?

Por Fernanda Maria, Cientista Política.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.