Coluna Fala PE – Silvio Costa Filho está sendo preparado para disputar o Senado pela Frente Popular, mas em 2026

By 07/06/2021 - 00:00ColunaFalaPE

De volta à Frente Popular depois de uns anos na oposição, o deputado federal, Silvio Costa Filho, vem ganhando, cada vez mais, espaços importantes na coligação. Além de uma pasta na Prefeitura do Recife, o grupo do parlamentar comanda, agora, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, com Tomé França. O que mostra que, mesmo sendo recente o retorno, Silvio já conta com prestígio do grupo.

O movimento também mostra que o PSB vê no parlamentar um potencial quadro para o futuro. Tanto que já comunicou a Silvio que ele tem chance de ser um dos nomes do bloco para o Senado, mas só em 2026, quando abrirão duas vagas na corrida pela Casa Alta. Para o ano que vem, a única vaga na chapa governista ficará com outro nome, provavelmente dentro de um aliança nacional envolvendo o PSB. E isso também já foi comunicado a Silvio.

Portanto, em 2022, o deputado federal deve tentar a reeleição para o que será seu segundo mandatário. A cúpula da Frente Popular entende que Silvio ainda precisa de mais vivência na Câmara antes de tentar o Senado. Contudo, ao parlamentar já foi dado o sinal verde para ele trabalhar seu nome para o futuro. Lá na frente o assunto voltará a ser discutido.

Pesa a favor de Silvio seu perfil ameno, trabalhador, discreto e de boa relação com ambos os lados. Costa Filho é visto como um parlamentar em ascensão em Brasília, promissor, e com um mandato já reconhecido como exitoso. Tanto que ele dirige, em Pernambuco, uma sigla, o Republicanos, que tem um espaço importante no xadrez nacional. Com sua base de prefeitos ampliada, Silvio Filho segue para uma reeleição tranquila, que, certamente, garantirá o lastro para ele tentar novos voos.

DEMISSÃO – O presidente Jair Bolsonaro se movimenta nos bastidores para que a CBF demita o técnico Tite, segundo noticiou neste domingo o jornal “As”. O objetivo do mandatário é colocar no cargo alguém alinhado com a sua ideologia política e seu nome favorito é o de Renato Gaúcho, que deixou o Grêmio recentemente. Segundo o periódico espanhol, o ex-capitão do Exército montou um gabinete de crise para contornar a insatisfação dos jogadores, e, de acordo com assessores, a realização da Copa América é “uma questão de honra”. O militar da reserva quer que os atletas joguem o torneio como uma espécie de “guerra política”.

PROTAGONISMO – O presidente nacional do PSL, deputado federal pernambucano, Luciano Bivar, reafirmou que o partido deve lançar um candidato para disputar as eleições presidenciais de 2022. “Que a gente possa, nessa eleição de 2022, ter uma participação ativa e até vitoriosa. Eu acho que temos propostas que não foram cumpridas. A questão da reeleição é uma. Você não pode ter agora dois polos que todo final de semana fazem campanha e esquecem a administração pública do país”, disse Bivar em entrevista a Datena.

REFERÊNCIA – O advogado criminalista Boris Trindade morreu, nesse sábado (5), no Recife. Segundo a família, ele tinha 85 anos e estava internado no Hospital Santa Joana, na área central da cidade, com covid-19. O enterro foi ontem, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. Referência em Pernambuco, sobretudo na sua atuação contra a Ditadura Militar, Boris Trindade deixa 15 filhos, entre eles o ator Aramis Trindade. Também deixou a mulher, Regina Trindade, de 80 anos, e mais de 30 netos. Ele também escreveu vários livros e atuou na produção cultural e na dramaturgia.

MEIO AMBIENTE – O cuidado com o meio ambiente repercute diretamente na qualidade de vida e na saúde da humanidade. Essa foi a mensagem transmitida durante a ação de encerramento da Semana do Meio Ambiente do Recife, que ocorreu nesse sábado (5) – Dia Mundial do Meio Ambiente –, nos pontos de vacinação do Parque da Macaxeira e da UFPE. A Prefeitura do Recife, numa ação coordenada pela vice-prefeita, Isabella de Roldão, com as Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de Saúde, entregou mudas de plantas ornamentais e medicinais para quem foi se vacinar nessas localidades.

O povo quer saber: qual será a movimentação dos pré-candidatos ao governo estadual nesta semana?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.