Coluna Fala PE – Sondada para vice de Bolsonaro, Marília Arraes (PT) disse não ao presidente

By 14/04/2021 - 00:00ColunaFalaPE

Estrela em ascensão na política nacional, a deputada federal Marília Arraes (PT) foi sondada para ocupar a vaga de vice na chapa encabeçada pelo presidente Jair Bolsonaro, em 2022. Depois de pensar um pouco, Marília disse não ao presidente e desautorizou qualquer provável articulação futura nesse sentido. O eventual ingresso da pernambucana na chapa fazia parte de uma estratégia já antiga na política. Com forte presença no Sul e Sudeste, Bolsonaro precisa de inserção no Norte e Nordeste. E, para tal, cogita escolher um político ou uma política da região para ser companheiro ou companheira de chapa.

Marília tem dois trunfos, além do seu potencial de votos já comprovado nas urnas. Primeiro, é nordestina, vem de uma região onde Bolsonaro é ruim de voto, tendo sido derrotado, inclusive, por Fernando Haddad em 2018. Ao lado do presidente, ela trabalharia para reforçar um olhar regional durante a campanha. Segundo, é mulher. Sua presença na chapa amenizaria a saraivada de críticas que o presidente recebe diariamente por posturas sexistas e misóginas. Até aí, tudo certo, não fosse o “não” dito pela neta de Arraes.

Se aceitasse um potencial convite e Bolsonaro ganhasse, Marília nunca seria de fato acolhida pelo bolsonarista raiz, aquele que odeia petista e esquerdista. Se Bolsonaro perdesse com ela na vice, nunca mais Marília teria espaço em um partido de esquerda. Consequentemente, sua carreira política poderia estar fadada ao fim. Utilizando esse argumento, a parlamentar disse não ao presidente do PTB em Pernambuco, Coronel Meira, e ao ministro do Turismo, o também pernambucano Gilson Neto. Os dois foram os encarregados de sondar a deputada, que, em caso de “sim”, se filiaria ao PTB para concorrer.

Marília calculou bem os riscos e viu que, para sua carreira, é melhor ficar no PT, sobretudo, após fazer as pazes com o ex-presidente Lula e com a cúpula do partido. Mesmo ainda permanecendo a mágoa da legenda, já que se considera abandonada na luta pela Prefeitura do Recife ano passado, depois de ter sido tirada em 2018 na corrida pelo Governo de Pernambuco. Sem poder ficar sem mandato, Marília deve mesmo é candidatar-se à reeleição na Câmara Federal, mas sem perder de vista uma candidatura majoritária em âmbito estadual, se o cavalo passar selado…

ESTRADA – O deputado estadual licenciado e secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, tem se articulado junto ao Governo do Estado para levar melhorias para as cidades do Sertão. Uma dessas ações é a restauração do pavimento do trecho entre Belém de São Francisco e o porto de Barra de Tarrachil, na Bahia. “Esse foi um compromisso pelo qual luto há muito tempo, desde o governo Eduardo Campos. Um trecho curto, mas de grande importância para aqueles que passam pela região. Enfim, vamos tirar essa obra do papel. Agradeço ao governador Paulo Câmara e à Fernandha Batista pelo empenho com nosso sertão”, afirmou.

VACINA SOLIDÁRIA – As campanhas de vacinação contra a COVID-19 e a influenza (gripe) ocorrem paralelamente em Santa Maria da Boa Vista. Outra campanha que vem chamando atenção e poderá ajudar diversas famílias é a “Vacina Solidária”. A Prefeitura Municipal idealizou o projeto com o intuito de incentivar o cidadão boavistano a contribuir, se possível, com 1 kg de alimento não-perecível no momento da vacinação. “O poder público vem agindo para diminuir o sofrimento e a pobreza em nosso município. Mas contar também com a contribuição da população é, sem dúvida, um grande passo para a superação dessa crise“, afirmou o prefeito George Duarte.

GUARDAS – A Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, ontem, a vacinação contra COVID-19 para parte do efetivo da Guarda Municipal. A ação de antecipar a imunização dos profissionais de segurança pública foi autorizada no último dia 31 de março pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), após solicitação de representantes de classe da área de segurança pública. No primeiro dia, respeitando a idade e comorbidades dos servidores informadas pelo departamento pessoal da GM, e o quantitativo de doses disponíveis, foram vacinados mais de 30 profissionais da instituição.

TRABALHO – Falando em Ipojuca, o deputado estadual Romero Sales Filho publicou em suas redes um vídeo institucional onde ele aparece cobrando do Governo do Estado a reabertura de praias como a de Porto de Galinhas. Filho da prefeita Célia Sales, Romero argumenta que não faz sentido deixar as praias fechadas e manter, por exemplo, os shoppings abertos. Na peça, o parlamentar também compilou os depoimentos de diversos trabalhadores que tiram seu sustento desse tipo de atividade.

O povo quer saber: até onde chegarão, no Brasil, as gravações de conversas reservadas do presidente da República?

Por Fernanda Maria, Cientista Política.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.