Coluna FalaPE – A era dos influenciadores digitais nas campanhas

Do “showmício” às plataformas digitais

Diante de regras mais rígidas os formatos das campanhas foram mudando nos últimos anos. Os famosos “showmício” foram extintos, assim como a distribuição de brindes. De uma lado, a redução das diferenças financeiras nas disputas eleitorais. Do outro, a necessidade de desenvolver novas estratégias.

Foi quando os gestores de marketing entenderam que os influenciadores poderiam ser peças importantes nesse novo cenário. Entre essas celebridades políticas está André Almeida, popularmente conhecido como “Gota Serena”. O humorista e influenciador participa de campanhas no Recife (Mendonça), Camaragibe (Jorge Alexandre) e Vertentes (Igor Miranda). André tem sido presença marcante nas oposições a seus candidatos. Nos bastidores, assessores relatam que o influenciador aumenta o engajamento dos candidatos nas redes sociais.

E é com essa popularidade e fácil adesão que influencer saíram das redes e foram para os palanques, o caso de Abdias do Badoque e Talita de Doda. Abdias do Badoque, disputa uma vaga na Câmara de Vereadores do Recife. Com aproximadamente 500 mil seguidores e adorado pelos fãs, é apontado como um dos possíveis líderes de votos. Em Camutanga, Talita de Doda, produtora de conteúdo de moda, disputa vaga na prefeitura. O primeiro evento da candidata comprovou que a força das redes sociais reflete no corpo a corpo.

A facilidade de lidar com o público os colocam em vantagem nas agendas públicas.

 

Liberado – A Justiça Eleitoral deferiu, ontem (14), o registro de candidatura do ex-prefeito de Camaragibe, cidade na Região Metropolitana do Recife (RMR), Jorge Alexandre (SD). Com a decisão, Jorge poderá disputar novamente o cargo de prefeito da cidade.

Prioridade – Aprovado projeto de lei que assegura prioridade nos programas habitacionais às mulheres vítimas de violência. De autoria da Deputada Delegada Gleide Ângelo, o projeto assegura às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que estejam em abrigos públicos da Secretaria Estadual da Mulher, o direito à reserva de vagas nos programas habitacionais do Governo do Estado.

Bem na fita – O Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, defende a eleição de Adriana Rocha para a Câmara do Recife. “Adriana tem suas pautas muito bem definidas, sobretudo, as de valorização e maior participação das mulheres na política. É com ela e os demais que estaremos nas ruas, batendo nas portas das pessoas e conversando sobre a mensagem que temos a defender”, declarou Carlos Lupi durante encontro do partido. Adriana é advogada, professora e vice da Executiva do PDT do Recife, que tem como presidente o deputado estadual Wolney Queiroz. Nos bastidores, o comentário é que ela era a aposta da vice na chapa com João Campos.

Sergio Meneguelli – De Colatina, Espírito Santos, é conhecido como o melhor prefeito do Brasil e participa de carreata do candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Daniel Alves (MDB). O evento ocorre nesta sexta-feita(15) e deve reunir uma grande quantidade de apoiadores.

Pega mal – Políticos que utilizam a causa animal como trapolim eleitoral têm sido mal vistos pela população.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.