Coluna FalaPE – Bolsonaro em Pernambuco: Miguel e Anderson vão colar no presidente ou se esconder?

By 03/09/2021 - 00:00ColunaFalaPE

Jair Bolsonaro desembarca, hoje, no Recife, para cumprir agenda em Pernambuco que inclui eventos oficiais e atos de campanha antecipada. Já se sabe que teremos uma penca de políticos ansiosos para tirar uma foto com o presidente da República e estampar em suas redes sociais. Mas, a pergunta que não quer calar é se dois dos principais pré-candidatos oposicionistas a governador, os prefeitos Miguel Coelho (Petrolina) e Anderson Ferreira (Jaboatão dos Guararapes), estarão esperando para aparecer ao lado de Bolsonaro? Ou vão mergulhar para evitar terem suas imagens vinculadas ao presidente?

Líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, até pela obrigatoriedade do cargo, estará, sim, com o presidente em Pernambuco. Não há como ele fugir desse encontro, mesmo que seu movimento seja o de se afastar do Bolsonarismo. A questão é se seu filho e prefeito de Petrolina vai topar ser ligado a um presidente que serve para mandar dinheiro federal, mas não é bom para aparecer em campanha, já que Pernambuco – as pesquisas estão aí para mostrar – é um estado notadamente lulista.

Mesma situação viverá Anderson Ferreira. Também pré-candidato ao Palácio do Campo das Princesas e com um alinhamento ao governo federal, o prefeito de Jaboatão, assim como o colega petrolinense, está em uma sinuca de bico. Se correr o bicho pega; se ficar, o bicho come. Como ainda é mais cauteloso que Miguel em suas ações de pré-candidato, é bem capaz que Anderson dê um sumiço hoje. Contudo, a exemplo de FBC, o irmão gêmeo de Anderson, o deputado federal André Ferreira, não tem escapatória e terá de aparecer. André é vice-líder do governo na Câmara.

Quem, certamente, estará agarrado no presidente em todas as agendas, as institucionais e as de campanha extemporânea, será o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, amigo pessoal de Bolsonaro e seu principal interlocutor no estado. Gilson já está em Pernambuco quase toda semana; vem acompanhando ministros de outras áreas em todo e qualquer ato realizado aqui. E tem falado como candidato majoritário nessas aparições, sempre encerrando as cerimônias. Se concorrerá ao Senado, a deputado federal ou mesmo a governador com a chancela de Bolsonaro, só o tempo irá dizer.

SE ACOTOVELANDO – Se o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, tem cadeira cativa ao lado do presidente da República nos atos em Pernambuco, os institucionais e os de campanha fora do prazo, outros políticos vão se acotovelar pela chance de chegar perto de Bolsonaro e tirar uma foto com ele. Nessa lista estão o Coronel Meira e a deputada estadual Clarissa Tércio, apontados como opções do Bolsonarismo para o governo estadual; os também deputados estaduais Alberto Feitosa, que, para ficar mais bolsonarista, agora, se intitula Coronel Feitosa, e Cleiton Collins; além do federal Pastor Eurico e dos vereadores do Recife, Júnior Tércio e Michelle Collins, entre outros.

TRANSNORDESTINA… – No intuito de viabilizar a conexão da Transnordestina até o Porto de Suape, o governador Paulo Câmara, pleiteou, junto ao Ministério da Infraestrutura, a disponibilidade do ramal até o porto. Recentemente, o ministro Tarcísio de Freitas, destacou que a ferrovia seria ligada ao porto de Pecém, no Ceará e que, Pernambuco poderá receber, também, as obras de conexão com o centro de cargas. Importante para a infraestrutura logística do Nordeste, a obra ferroviária de mais de 1.700 km pretende ligar Eliseu Martins, no Piauí, aos portos de Pecém, na região metropolitana de Fortaleza, e de Suape, em Pernambuco.

… À SUAPE – “A gente vai lançar um programa de autorizações ferroviárias do Governo Federal, que está dentro do contexto do Setembro Ferroviário, onde a gente vai ter uma série de realizações e entregas nesse modo de transporte. Nós vamos dar as primeiras autorizações ferroviárias e uma delas vai contemplar Pernambuco. Vai proporcionar a resolução daquela questão da Trasnordestina e a ligação para o porto de Suape, que é esse patrimônio do estado. Vamos fazer uma conexão das minas de minério de ferro no Piauí com o porto em Pernambuco”, destacou o ministro Tarcísio de Freitas.

RETOMADA – O presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, entregou ao governador Paulo Câmara os projetos aprovados na sessão ordinária dessa quinta-feira (2/9), contribuindo para a retomada econômica. Está apto para sanção do Executivo o projeto que institui o programa Emprego Pernambuco, com expectativa de criar 20 mil vagas de trabalho. Também foi apresentado o projeto do perdão do IPVA das motos, que vai beneficiar milhares de motociclistas. A entrega simbólica foi feita durante evento em São José do Egito, no Sertão do Pajeú. Também participaram Fabrizio Ferraz, Clodoaldo Magalhães, Antônio Fernando, João Paulo Costa, Marcantonio Dourado Filho, Diogo Moraes, Waldemar Borges e Aglailson Victor, contando também com os licenciados Rodrigo Novaes (secretário de Turismo) e Lucas Ramos (secretário de Ciência e Tecnologia).

O povo quer saber: Bolsonaro vai criar alguma polêmica em Pernambuco?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.