Coluna FalaPE – Candidatura de Lupércio ao governo mexe no tabuleiro da oposição

By 23/11/2021 - 00:51ColunaFalaPE

Prefeito de Olinda no segundo mandato – foi quem teve a maior vitória percentual entre os eleitos na Região Metropolitana em 2020 – , o Professor Lupércio quer mesmo é deixar o cargo e concorrer ao Governo de Pernambuco. O gestor vez por outra deixa escapar publicamente sua pretensão de tentar o Palácio do Campo das Princesas; reafirmando sempre que suas intenções são reais.

“Não estamos aqui como fogo de palha. Vamos visualizar o cenário para ver esta possibilidade”, afirmou o Professor Lupércio, emendando que faz o seu segundo mandato “olhando para frente”. De acordo com ele, a população está cansada de “olhar pelo retrovisor”.

Lupércio faz questão de dizer que conta com o apoio do seu padrinho político Augusto Coutinho, deputado federal e presidente do Solidariedade em Pernambuco, partido ao qual o olindense está filiado. Coutinho, por sua vez, não confirma e nem nega esse suposto apoio.

O fato é que a entrada de Lupércio na disputa pelo governo mexe no tabuleiro eleitoral da oposição, que já tem no páreo as pré-candidaturas de mais dois prefeitos de cidades importantes: Raquel Lyra (Caruaru) e Miguel Coelho (Petrolina). Isso sem falar no gestor de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, que deve concorrer ao Senado na chapa encabeçada por Raquel.

Com o prefeito de Olinda no embate, não se sabe se ele tiraria votos de Raquel ou de Miguel. Mas, por outro lado, também é fato que ele certamente prejudicaria uma das duas candidaturas. Isso sem falar no equilíbrio de forças na Frente Popular, que teria contra o PSB as principais lideranças de duas cidades (Olinda e Jaboatão) e não mais de apenas uma, entre os municípios maiores da RMR.

Com fama de azarão – venceu 2016 em Olinda tendo largado lá atrás -, Lupércio não tem muito mais para onde ir. Com seu mandato chegando ao fim, o prefeito ou arrisca tudo em uma candidatura a governador ou pode perder o bonde da história.

O povo quer saber: Augusto Coutinho liberaria mesmo o SD para Lupércio concorrer a governador?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.