Coluna FalaPE – E agora, Miguel?

By 17/12/2021 - 00:21ColunaFalaPE
Foto: Jonas Santos

E agora, Miguel? A aliança acabou, o dinheiro sumiu, a pré-campanha esfriou… O trecho que abre essa coluna é uma paródia mal feita do famoso poema “José”, do grande Carlos Drummond de Andrade, publicado em 1942, que ilustra o sentimento de solidão e abandono do indivíduo nos centros urbanos.

Fazendo um paralelo com a política, o “José” do poema seria o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, pré-candidato ao governo cujo projeto de chegar aos Palácio do Campo das Princesas foi duramente impactado pelo rompimento do seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho, com o presidente Jair Bolsonaro.

A gota d’água foi a traição de Bolsonaro, que abandonou FBC na disputa por uma vaga no Tribunal de Contas da União. Depois de entregar a liderança do governo no Senado e desembarcar da base bolsonarista, Bezerra Coelho tem um problemão para administrar: a torneira fechada no tocante aos recursos federais que sempre irrigaram as bases do senador; tendo Petrolina como seu carro chefe.

Agora, no caso de Miguel, sem a garantia de recursos federais para seguir fazendo um governo exitoso em Petrolina, nem o exército bolsonarista do seu lado na campanha, Miguel se vê em uma encruzilhada; perdido e só, exatamente como José de Carlos Drummond. A mesma aura de incerteza que vemos no poema tomou conta da pré-campanha do petrolinense.

Sem Bolsonaro e um palanque nacional para se agarrar, Miguel fica meio que órfão; em algum lugar entre o lulismo e o bolsonarismo. Seu futuro partido, o União Brasil, fusão do PSL com o DEM, segue sem definição no cenário nacional. Comandante nacional da legenda, o deputado federal pernambucano Luciano Bivar está correndo atrás de uma
Indicação para ser vice-presidente de alguém.

Isso mostra que Bivar tem interesses maiores do que os ligados ao seu estado natal. Então, entre resolver a sua vida ou cuidar da eleição de Miguel, Bivar não vai titubear em salvar a própria pele. Como vemos, o cenário futuro é desafiador para Pernambuco.

O povo quer saber: Miguel se mantém candidato a governador ?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.