Coluna FalaPE – Eduardo da Fonte larga na frente na corrida pelo Senado, segundo pesquisa da Multipla

By 25/09/2021 - 00:13ColunaFalaPE

Deputado federal e presidente do PP em Pernambuco, Eduardo da Fonte largou na frente na corrida pelo Senado, segundo pesquisa do instituto Multipla, publicada no blog de Alberes Xavier. No cenário sem as presenças do governador Paulo Câmara e da deputada federal Marília Arraes, Dudu terminou o levantamento com 9,4%, à frente de nomes tradicionais da política pernambucana é brasileira. O resultado reforça a viabilidade do parlamentar para a disputa, comprovando que ele tem tamanho para integrar a chapa majoritária, seja da Frente Popular, ou mesmo da oposição.

A pesquisa trouxe Da Fonte à frente de nomes como o também deputado federal e presidente do Cidadania em Pernambuco, Daniel Coelho, que teve 8,3%. Atualmente senador e com dimensão nacional por ser o líder do Governo Bolsonaro na Casa Alta, Fernando Bezerra Coelho figura em terceiro neste cenário com 7,5%. O sertanejo deve abrir mão da reeleição porque o filho Miguel Coelho, prefeito de Petrolina, será candidato a governador.

Nome em alta na Frente Popular, que vem arregimentando apoios importantes dentro e fora do PSB, o deputado federal Silvio Costa Filho é o quarto colocado. Presidente estadual do Republicanos, ele marcou 7,4%. Do quarto para o quinto a distância aumentou mais do que no topo da tabela. Com 4,8%, o deputado federal e presidente estadual do PSD, André de Paula, parece que não conseguirá concretizar seu desejo de viabilizar-se como opção dentro da aliança governista.

Um dos cogitados para a vaga na Frente Popular, caso a indicação seja do PT, o deputado federal Carlos Verás, com 1,1%, também dificilmente se viabilizaria; mesmo que o ex-presidente Lula interceda por ele. O nome do partido de Lula foi o penúltimo neste cenário, o bolsonarista cotado ficou em último lugar. Amigo pessoal do presidente Bolsonaro, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ficou na lanterna do levantamento; sequer chegando a 1% – terminou com 0,9%.

TAMANHO – Do resultado dessa pesquisa Multipla, dá para se chegar à conclusão da força política que o deputado federal Eduardo da Fonte, líder nesse cenário, construiu ao longo da carreira. Ele larga bem e tem tudo para, se for o indicado, crescer na preferência dos pernambucanos. Dudu sabe fazer campanha; é articulado, tem discurso e conhece como poucos de eleição aqui no estado. O seu partido, o PP, tem tamanho nacional e, sobretudo, estadual para reivindicar a vaga na majoritária da Frente Popular. Como o PP é bastante influente no Governo Bolsonaro, onde combinada muita coisa, também não seria estanho se Dudu estivesse do outro lado.

PREFERÊNCIA – Com desempenhos pífios, os dois nomes mais associados a Lula e a Bolsonaro estão nas últimas posição do cenário da pesquisa Multipla analisado pela Coluna Fala PE. Isso mostra que, tanto o deputado federal Carlos Veras, do PT, quanto o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, ligado umbilicalmente ao Bolsonarismo, hoje, teriam imensas dificuldades de se eleger. Isso pode levar à conclusão de que o simples fato de ser apoiado por Lula ou por Bolsonaro não faz do potencial candidato um pule de dez, como costuma-se a comentar na política.

SONHO – Trabalhando avidamente para conseguir a indicação pela Frente Popular, os deputados federais e presidentes estaduais do Republicanos e PSD, Silvio Costa Filho e André de Paula, respectivamente, largariam atrás na disputa, caso fossem os indicados, de acordo com a pesquisas do instituto Multipla. Os dois parlamentares, que sonham muito com a indicação, precisam encontrar um jeito de crescer na intenção de votos sem nem mesmo a aliança governista ter um pré-candidato a governador definido. Se a vida não estará fácil para o postulante ao Palácio do Campo das Princesas, imagina para o candidato ao Senado…

DECEPCIONOU – Se estava esperando bombar nas intenções de voto para senador, e, com isso, articular mais espaço para seu grupo político, Fernando Bezerra Coelho tomou um balde de água fria com o resultado que obteve na pesquisa Múltipla. O sertanejo, pela exposição nacional que conseguiu, certamente, esperava estar mais bem colocado. Esse argumento seria usado para barganhar mais espaço para a família e fortalecer a candidatura do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, ao Palácio do Campo das Princesas.

O povo quer saber: em quem você, leitor, votaria para senador?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.