Coluna FalaPE – Exclusivo! Em decisão acertada, governador pode decretar lockdown a partir de quarta-feira (17)

By 13/03/2021 - 00:00ColunaFalaPE

A coluna FalaPE apurou, ontem, com exclusividade, que o governador Paulo Câmara pode decretar lockdown em Pernambuco a partir da próxima quarta-feira, dia 17 de março. O anúncio seria feito pelo mandatário já nesta segunda (15). O formato é o mesmo do ano passado: fechar tudo e restringir ao máximo a circulação de pessoas, mantendo aberto e funcionando apenas os serviços essenciais.

Caso opte pelo fechamento, o governador estará tomando uma decisão acertada; seguindo, inclusive, o exemplo de outros estados brasileiros como Ceará e São Paulo, por exemplo. Os números são estarrecedores. Ontem, Pernambuco completou um ano do primeiro caso de coronavírus registrado aqui. Na última semana epidemiológica, o Estado registrou uma aceleração acentuada da COVID-19 com forte escalada nos indicadores.

Esse crescimento da doença acarretou um total estrangulamento do sistema de saúde com a quase totalidade dos leitos de UTIs ocupados no interior. A abertura de novos leitos – 100 nos próximos dias – não parece ser suficiente para impedir o lockdown. No último boletim da Secretaria de Saúde de Pernambuco, já eram 313.227 casos confirmados, com 11.269 óbitos. Uma realidade muito triste.

A saída para amenizar esse quadro não é outra se não o fechamento do comércio, empresas, órgãos públicos; suspensão das aulas e outras medidas restritivas. O custo político é alto, mas o governador está tomando o caminho mais prudente. A população, contudo, precisa ajudar mantendo o distanciamento social, usando máscara e álcool em gel. O que é pouco feito. Até porque o governo sozinho não vencerá essa guerra. Precisa da ajuda dos pernambucanos.

SEM NOÇÃO – Nossos políticos, como sempre, craques em dar mal exemplo. Parece que o lockdown a ser decretado pelo governador não afetará Itamaracá. É que os sem noção do vice-prefeito George Baiá e do secretário municipal de Juventude, Paulo Batista, que, por sinal, é filho do prefeito, foram pegos pela Polícia Militar em uma festa. Não bastasse a irresponsabilidade, o dono da “festa de arromba” ainda é filho do comandante da Guarda Municipal de Itamaracá. Que bagaceira!

CONTRAMÃO – Na contramão do Governo do Estado e de praticamente todas as prefeituras pernambucanas, o gestor de São José do Belmonte, Romonilson Mariano, já avisou que no município administrado por ele não fechará nada. E o mais inusitado foi que ele fez o anúncio em um comentário na Live que o presidente Jair Bolsonaro fez ontem no Facebook. Eu não sei se o prefeito sabe, mas o decreto estadual de lockdown tem ascendência sobre as gestões municipais. Traduzindo: ele não apita em nada nesse caso.

ENTREGAS – A prefeita de Casinhas, Juliana de Chaparral, é uma danada mesmo. Em pouco tempo de governo, ela já está dando resultado. Juliana começou a fazer a entrega de novas geladeiras, fogões e mesas para equipar e qualificar o atendimento de todas as oito unidades de saúde do município. “Em cada ação da Prefeitura Municipal de Casinhas, meu coração se enche de gratidão a Deus pelas melhorias que estamos trazendo em benefício ao nosso povo”, comentou. Belo exemplo, prefeita!

MATERNIDADE – Outro prefeito que começou o mandato com todo gás foi Vinícius Labanca, de São Lourenço da Mata. Ontem, o gestor inaugurou a nova maternidade do Hospital e Maternidade Petronila Campos (HMPC). A unidade hospitalar passou por reformas estruturais depois de ser entregue pela antiga gestão em condições precárias de uso. A primeira parturiente do HMPC foi Polyanna Almeida, de 26 anos, que deu a luz à Ana Cecília. A criança dará nome ao novo setor de partos da unidade hospitalar.

O povo quer saber: vai ter lockdown em Pernambuco mesmo?

Por Fernanda Maria Negromonte, Cientista Política com ênfase em Relações Internacionais pela UFPE, membro da Equipe FalaPE.

25 Comentários

  • Tânia disse:

    Espero que não. Pode fechar tudo quantas vezes for e não resolve. O mal não está no comércio e sim na população que insiste em não ter consciência. Insiste em se aglomerar para fazer farras e bebedeiras. Que insistem em não usar máscara. E com tudo fechado fará ainda pior. Serão encontros manhã,tarde,noite, madrugada. A solução é aumentar e intensificar a vigilância e punição. Infelizmente o Brasileiro só sente pelo bolso. Não é fechando tudo que vai dar jeito neles. Sem falar que muitos irão morrer não é nem de Covid,mas se de fome, de falta de emprego, de desespero por não ter como honrar com seus compromissos financeiros que não irão deixar de chegar.

    • Marcos disse:

      Fechar tudo não resolve e o governador sabe disso só vai trazer mortes depressão e as pessoas que precisam trabalhar para levar comida para casa o que resolve é o tratamento precoce que esses politicos de esquerda não aceitam vão deixar morrer gente até conseguir o que eles querem

      • anacristinareis disse:

        Se esse tratamento precoce fosse eficaz, não estaria morrendo tanta gente, porque as pessoas continuam fazendo uso desse kit com orientação dos médicos. Ainda bem q a ciência continua sendo ouvida.

    • Tereza Andrade disse:

      Verdade Tânia! Esses governantes precisam entender que restringindo o tempo do comércio aberto só vai piorar a situação! As pessoas vão correr pra filas de bancos , supermercados, de ônibus, etc.
      O que eles deveriam fazer era estender o horário de todo comércio inclusive de bancos, pra que as pessoas possoam acolher o menos tumultuado .

    • Ezieu disse:

      Que jornaleco de meia pataca. E ainda tem um monte de gente, com certeza marajá apoiando ações ilegais e inconstitucionais dos governadores.

      Olha a fala do jornaleco “seguindo o exemplo de São Paulo e Ceará”. Piada né?! Segue o exemplo da Alemanha que já entendeu e já estudo comprovando a ineficácia do lockdown.

      Quanta ignorância e vontade de subverter pessoas ignorantes e matar vidas de irmãos.

      Enquanto isso, fico me perguntando onde está o MPPE?!?!🤔

      Várias agressões a lei que versa sobre o covid19 e o MPPE nada faz.

      Irei comentar sobre os deputados estaduais, afinal são políticos.

    • JOSE RICARDO PONTES RANGEL disse:

      Sr os governantes não tomarem nenhuma medida, vamos ter um caos na saúde. Econômia, recuperamos nossas vidas, não.

  • Elena salvador disse:

    Este Governador é um Genocida, Lockdown não deu certo e nunca vai dar, sabe como diminui os casos? Basta ter eleições, vagabundos!

  • Maria José Braga d Santana Morais disse:

    Concordo com a opinião de Tânia comércio igreja tem que ficar abertos respeitando todo protocolo. Precisamos buscar a palavra para no fortificar. Tudo está no controle de tudo em nome Jesus. Os governantes precisam clamar e confiar no Senhor pedindo sabedoria, não fazendo do jeito que eles acham que dá certo.

    • Maria do Carmo Florentino disse:

      É muito difícil o locdown, mas é necessário pra salvar vidas, pois sabemos que a situação está muito grave e não queremos que as pessoas morram por falta de atendimento e também mos que pensar nos profissionais da saúde.

  • disse:

    A pergunta é: porque depois de um ano de Pandemia o governador não preparou a rede hospitalar? Ao contrário, fechou os hospitais de campanha. Onde estão os 42 bilhões recebidos do governo federal? Porque o transporte público continuam abarrotados de pessoas? Porque não se evitou as alglomerações no período eleitoral? Hipócritas!

    • Mano disse:

      Lockdown é a solução dos incompetentes. Gestores de péssima qualidade, quando não algo mais além de incompetentes. Vamos ver se algum desses “senhores gestores e sua corja encastelada nas assembleias, propõem um corte nos próprios proventos e direcionamento dessa verba para o combate ao Covid-19. Verba partidária talvez? Nem.pensar né? Apertem a fiscalização das medidas preconizadas, deixem de fazer de conta que fiscalizam, que a solução está encontrada!!
      Mas essa solução simples, não gera 💲💲💲💲💲💲💲federal!

  • Alexandre Oliveira disse:

    Decisão acertada avaliada por quem tem seus ganhos assegurados. Aquele que conquista seu ganho com o esforço diario nao concorda com isso. Nosso povo precisa reagir contra essa manipulação politica da pandemia. A ameaça existe sim mas matar os pequenos emédios empresarios é um absurdo

  • Fabiano disse:

    Parei de ler no “decisão acertada”. Por favor jornalista, fica em casa sem trabalhar e ve se essa é a decisão “acertada”. Cadê os 43 BILHÕES de reais que o governo federal mandou pra PE? Cadê OS RESPIRADORES? Para humanos, porcos não!

    • Mané da razão disse:

      Sobre os respiradores, vc seria voluntário pra testá-los, nobre colega? O teste é feito em animais, claro. Mas vc ainda pode se candidatar, manda um email pra administração se voluntariando…

  • Mané da razão disse:

    Que adianta economia se tiver todo mundo morto? Lockdown já! E, claro, fiscalização efetiva tb… descumpriu, arreia o sarrafo!

  • anacristinareis disse:

    Infelizmente é necessário. Precisa desafogar os leitos hospitalares. As pessoas adoecendo de uma vez e aumentando os casos mais graves significa mais uso dos leitos e o caos. Lembrem-se de Manaus.

  • Cleiton disse:

    Decisão acertada é o Caralho

  • Edjane Maria disse:

    O lockdown, seria sim, a decisão mais acertada, a exemplo de outros estados que estão num ritmo crescente de internações e mortes por COVID 19. Não concordo com a liberação para o retorno presencial às escolas do fundamental l. Já é difícil, o médio respeitar regras, pois desrespeitam as regras de distanciamento a todo momento e também do uso correto da máscara, imagina o fundamental! A economia recupera-se, vidas, não!

  • Simonne de Aquino Teixeira Marques disse:

    Pessoal, vamos para o que a ciência tem comprovado. Nos países em o lockdown deu certo ele foi feito junto com a vacinação em massa, o que sabemos que não vai acontecer aqui no Brasil. Além do desrespeito as regras de distanciamento e uso das máscaras por algumas pessoas.

  • Paulo Leite disse:

    CONCORDO COM O AMIGO ZE : ( A pergunta é: porque depois de um ano de Pandemia o governador não preparou a rede hospitalar? Ao contrário, fechou os hospitais de campanha. Onde estão os 42 bilhões recebidos do governo federal? Porque o transporte público continuam abarrotados de pessoas? Porque não se evitou as alglomerações no período eleitoral? Hipócritas! )

    O GOVERNADOR NAO RESPONDE A ESSA PERGUNTAS, PQ NAO TEM COMO EXPLICAR O QUE JA FOI EXPLICADO : OU SEJA > ELE FERROU COM TUDO — antes das eleiçoes , ESTAVA TD BEM , depois das eleiçoes……. é a cara do nosso estado, ninguem é besta governador

  • Paulo Leite disse:

    Realmente o Sr Governador nao responde – onde estao os hospitais de campanha ???? antes das eleiçoes , estava td controlado, foi só passar as eleiçoes e o que foi empurrado pra baixo do tapete, aparece — esse crime , ninguem esquece !

  • Julio campos disse:

    Isso mostra a falta de competência desse governo. O que querem realmente é derrubar o governo federal, buscar maus verbas sem licitação e ir a farra. Pensem ao votar

  • Fábio disse:

    Esse governador quer imitar o outro da calça apertada e levar ao caos o nosso estado. Porque ele não aumentou as vagas do hospital de campanha ou construiu outros, onde foi parar os 43 bilhões do governo federal?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.