Coluna FalaPE – Fusão entre PSL e DEM deve garantir mandatos a Fernando Filho, Mendonça e Bivar

By 20/09/2021 - 00:03ColunaFalaPE

A fusão entre o PSL, sigla que elegeu a maior bancada federal do país, inflada pelo estupendo resultado eleitoral do Bolsonarismo, em 2018, e o DEM, legenda oriunda do antigo Partido da Frente Liberal, vai trazer consequências para a política pernambucana. A coluna Fala PE de hoje começa avaliando os impactos na disputa de deputado federal que serão advindos do ingresso desse novo partido no cenário.

Pelos cálculos da classe política, essa nova legenda que se formará após a fusão do DEM ao PSL deve eleger três deputados federais em Pernambuco, caso seja mantida a atual regra eleitoral vigente no Brasil, onde as coligações na disputa proporcional são vedadas. O que representa, avaliam, um número representativo em um estado sob forte influência lulista e governado por uma aliança de esquerda.

Esses nomes seriam o deputado federal e atual presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, o ex-ministro e presidente do DEM pernambucano, Mendonça Filho, e o deputado federal Fernando Filho, cujo irmão Miguel Coelho, prefeito de Petrolina, será o candidato a governador da sigla. A eleição de um quarto nome ficaria complicado, segundo as fontes ouvidas pela coluna; haja vista a quantidade de candidatos competitivos que teremos em 2022.

Comandando o maior orçamento da próxima eleição, Bivar, que será o presidente nacional desse novo partido, caso ocorra a fusão, vai garantir os recursos financeiros para os candidatos pernambucanos fazerem suas campanhas e lograrem êxito. O investimento – vamos avaliar nos próximos dias – será concentrando também na candidatura a governador e nas de deputado estadual da legenda.

ENTREGAS – O deputado federal Silvio Costa Filho esteve no município de Condado, na Mata Norte, para realização de entregas e anúncios ao lado do prefeito Antônio Cassiano. De lá, o deputado seguiu para Itaquitinga, também na mesma região, onde participou de uma reunião com lideranças políticas da cidade. Em Condado, Silvio participou do evento que marcou a volta às aulas, da reinauguração do ginásio Paulão, além da entrega de dois veículos para a secretaria municipal de Educação. “É um prazer participar, nesta manhã, ao lado do prefeito Cassiano e demais secretários municipais, de entregas e anúncios para a população. São equipamentos importantes para o esporte e o lazer e, também, para a educação do município”, falou.

PROJETO INOVE+ – Quem disse que dia de sábado é só dia de praia? Para 300 alunos do 9º ano da rede pública municipal do Ipojuca, que conseguiram se inscrever, os próximos 12 sábados serão de muito conhecimento e preparação para conquistar vagas nas escolas técnicas estaduais e institutos federais. É o “Projeto Inove+” lançado em 2019, pela Secretaria de Educação do Ipojuca e que, só no ano passado, garantiu a aprovação de mais de 100 alunos nas escolas técnicas e profissionalizantes. A aula inaugural aconteceu nesse sábado (18), no Centro de Formação – Professora Nadir da Costa Monteiro, em Ipojuca Centro, e foi regada de simbolismos com uma mensagem de incentivo da prefeita Célia Sales.

MICROCEFALIA – A rede de ensino do Cabo de Santo Agostinho começa a acolher as crianças com microcefalia relacionadas ao surto do zika vírus que aconteceu em 2015. Atualmente no município são 12 crianças nessa condição, mas apenas 10 estão matriculadas nas escolas. Pensando numa qualidade de ensino melhor, os professores de apoio e também do Atendimento Educacional Especializado (AEE), participaram na tarde dessa sexta-feira (17), de uma formação para atender essas crianças. A formação aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, através de palestra com a participação da enfermeira responsável pela Síndrome Congênita do Zika Vírus da rede de saúde, Nobélia Duarte.

PAJEÚ NA PONTA DO LÁPIS – Aconteceu na noite de sexta-feira, no Museu do Cangaço, a cerimônia de premiação do Concurso de Poesia “Pajeú na Ponta do Lápis”, promovido pela Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Na ocasião, foi entregue a premiação para os seis trabalhos vencedores nas duas categorias do concurso, voltado para alunos do Ensino Fundamental II da Rede Pública e Privada do Município, bem como alunos do Ensino Médio da Rede Estadual Pública e Privada. “O tema abordado no concurso seguiu o objetivo principal da programação do Junho Verde 2021, que foi o de interseccionar a cultura com a política do meio ambiente”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Sinézio Rodrigues.

O povo quer saber: quem serão os estaduais eleitos pelo novo partido advindo da fusão entre PSL e DEM?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.