Coluna FalaPE – Ingresso de Bolsonaro no PP fortalece Dudu da Fonte

By 06/10/2021 - 00:00ColunaFalaPE

A eleição de 2022 nem começou e já podemos ter um grande vencedor em Pernambuco. Trata-se do deputado federal e presidente do PP no estado, Eduardo da Fonte, o Dudu. O parlamentar tem tudo para se beneficiar com a potencial ida de Jair Bolsonaro e seus apoiadores para o Progressistas sem ter, necessariamente, que apoiar a reeleição do presidente, ficando na Frente Popular e votando no candidato do PSB para governador. Calma que a gente explica!

É sabido que Bolsonaro está 99% certo de ir para o PP. Com isso, sua tropa, de fidelidade canina, também deve se abrigar na legenda. Isso vai transformar o Progressistas em uma super potência eleitoral; com uma chapa robusta tanto para a disputa pela Assembleia Legislativa quanto pela Câmara Federal.

Todos esses candidatos bolsonaristas ficariam sob a batuta de Dudu da Fonte, abrigados no PP. Com essa carta na manga, o presidente estadual do partido montaria duas chapas extremamente atrativas que, segundo os bastidores, poderia chegar a fazer 15 estaduais e cinco federais, tornando-se o maior partido de Pernambuco.

Mas atentem para outro detalhe. O PP pernambucano é diretório e não comissão provisória. Ou seja, mesmo que a nacional encrespe, não poderá destituir Dudu do comando da legenda e interferir na eleição estadual. Isso dá liberdade ao deputado de, mesmo montando chapas lotadas de bolsonaristas, optar pelo lado contrário na majoritária local.

Isso mesmo: o PP de Pernambuco pode marchar com a Frente Popular mesmo tendo em seus quadros centenas de bolsonaristas. Quer atrativo maior que esse em uma sigla? Dudu garantiria, de uma só vez, um número considerável de cadeiras na Alepe e na Câmara ao tempo em que ficaria desimpedido para pedir voto no 40 para governador.

E tem mais ainda! Robusto, o PP de Pernambuco pode, mesmo com os bolsonaristas filiados, indicar um nome para a majoritária da Frente Popular; sendo o próprio Eduardo da Fonte ou qualquer outro quadro o escolhido. Todo esse cenário favorável tende a consolidar Dudu como uma grande liderança, dentro e fora de Pernambuco.

O povo quer saber: quantos federais e estaduais o PP fará ano que vem?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.