Coluna FalaPE – João Campos coloca o Recife na vanguarda da inovação

By 12/11/2021 - 00:00ColunaFalaPE

Cumprindo uma promessa de campanha, o prefeito João Campos está colocando o Recife na vanguarda da inovação. Ontem, a prefeitura da capital começou a colocar em prática o Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador, com a abertura das inscrições para o Primeiro Ciclo de Inovação Aberta do Recife, um movimento que tem a coordenação geral da Secretaria Executiva de Transformação Digital e que faz parte do Programa E.I.T.A! Recife.

O projeto propõe um conjunto de condições especiais simplificadas para que empresas, startups, universidades, alunos, profissionais e pesquisadores de TI para desenvolver modelos de negócios inovadores, testar técnicas e tecnologias experimentais para encontrar soluções de problemas públicos com ações criativas.

João Campos comandou o evento de abertura das inscrições do Primeiro Ciclo, no Cinema do Porto Digital, para alguns convidados em função da limitação de espaço. Com o lançamento da modalidade, Recife é a primeira cidade do país a contratar soluções inovadoras, que promovem a competitividade das empresas do Brasil e do mundo, utilizando o Marco Legal das Startups.

Campos explicou a iniciativa. “A gente está lançando hoje um grande desafio de inovação aberta. É uma iniciativa que aproxima as pessoas dos desafios da cidade, e a gente coloca com muita transparência – quais são os problemas que a gente encontra em diversas áreas da gestão e da vida cotidiana de cada pessoa. E como a gente traz a inovação e as soluções tecnológicas para buscar essa solução? Então, com essa iniciativa, o Recife se torna uma cidade pioneira na utilização de um novo marco das startups, que inclusive eu tive a oportunidade de ser um dos coautores enquanto deputado federal e agora foi aprovado, virou uma lei federal, e a gente vai poder utilizar dessa lei para melhorar o formato de contratação, tornando-o mais ágil e trazendo o viés de inovação muito forte para o serviço público”.

Segundo a prefeitura, denominado Ciclo de Inovação Aberta, essa primeira contratação de solução inovadora terá o objetivo de ajudar em seis áreas: Saúde, Infraestrutura, Esportes e bem-estar, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social. As inscrições podem ser feitas pelo site: eita.recife.pe.gov.br. Serão apresentados cinco desafios para que sejam buscadas as soluções tecnológicas.

Na Saúde, “Como podemos melhorar a qualidade dos encaminhamentos realizados pelos profissionais da atenção básica?” e “Como podemos reduzir o índice de absenteísmo dos pacientes no comparecimento aos exames e consultas reguladas?”; na Infraestrutura, “Como podemos monitorar e identificar, de maneira escalável e em tempo real, os defeitos no pavimento das vias do Recife, trazendo agilidade no direcionamento dessas demandas aos órgãos competentes?”; nos Esportes, “Como podemos aumentar o número de praticantes de exercício físico, diminuindo o custo da inatividade física que impacta diretamente a saúde na cidade do Recife?”; Meio Ambiente, “Como podemos estimular a colaboração dos cidadãos para solucionar diferentes tipos de poluições ambientais do Recife, trazendo equilíbrio ecossistêmico e bem estar social?”; e por fim, o desafio na área de Desenvolvimento Social, “Como podemos diminuir a fome em nossa cidade de maneira escalável e sustentável?”.

Os temas propostos ajudam a solucionar alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 das Nações Unidas, que interconectados almejam acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima.

O povo quer saber: qual o próximo avanço que João vai garantir para o Recife?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.