Coluna FalaPE – Na frente: João Campos inova mais uma vez com plataforma para geração de oportunidades

By 08/10/2021 - 00:00ColunaFalaPE

O prefeito do Recife, João Campos, trouxe mais uma inovação para a cidade, ontem, quando mandou o Programa Geração de Oportunidade Recife (GO Recife). A iniciativa é uma releitura das tradicionais agência de emprego a partir da ótica da transformação digital. De pronto, o GO Recife já oferece 1.455 vagas de trabalho e outras 1.420 vagas para cursos de qualificação profissional. A iniciativa chega para reforçar o time de ações, projetos e iniciativas do Recife Virado e poderá ser acessado no site do Conecta Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/) ou no aplicativo do Conecta, que é gratuito e está disponível para celulares Android e iOS.

De acordo com o Campos, o GO Recife “é uma grande plataforma de oportunidade”. “A gente vai conseguir linkar pessoas a oportunidades, como? Tem várias atividades diferentes que você pode acessar no GO Recife, a primeira delas é você acessar todas as vagas de emprego disponíveis na nossa cidade; a segunda delas é que você pode, como trabalhador autônomo, expor o seu trabalho e dizer ‘eu faço apresentação musical’, eu posso arrumar uma casa, eu trabalho com serviços de eletricista, eu trabalho consertando carro’ e, com isso, as pessoas vão acessar, procurar o seu trabalho e encontrar você”, detalhou o prefeito. “O terceiro eixo é o eixo de formação, a gente já lança o GO Recife com quase 1500 vagas abertas de emprego e com mais de 1400 vagas de formação, todas elas gratuitas, então aqui eu quero agradecer aos parceiros que, junto com a Prefeitura, estão ofertando essas vagas gratuitas”, acrescentou ele.

Na plataforma, os trabalhadores poderão se candidatar a vagas de emprego, e empresas e instituições diversas poderão oferecer oportunidades de trabalho gerando, assim, o ‘match’ dos sonhos de quem mais precisa voltar ao mercado. A solução digital também permite se inscrever para participar de capacitações, oficinas e cursos profissionalizantes, gratuitos, em diversas áreas.

“A plataforma é bem simples, a gente consegue reunir diversos serviços vinculados a emprego e renda. A gente dispõe, num único canto, todos os empregos disponíveis no Recife e na Região Metropolitana porque a gente sabe que as cidades estão conurbadas. Além disso, para você que é autônomo e para quem quer empreender, você pode divulgar, através do Go Recife, os seus serviços lá e a população vai buscar você através do seu Whatts App”, explicou Rafael Figueiredo, secretário executivo de Transformação Digital. “Por fim, temos a parte de qualificação, 1410 cursos gratuitos, se você está desempregado, amole o seu machado, afinal de contas, não é preciso ir ao médico quando está doente, você pode e deve se cuidar. Educação contínua e constante, esse é nosso objetivo”, completou ele.

Um dos grandes diferenciais do GO Recife é o espaço para que trabalhadores autônomos ofereçam serviços diversos. Nele, prestadores de serviço de um modo geral poderão abrir perfis e fazer contato com recifenses interessados em contratar a mão de obra. A plataforma passa a ser também uma vitrine virtual para impulsionar a mão-de-obra desses autônomos e um caminho para quem deseja ter o próprio negócio ou já empreende.

O GO Recife está dentro do conceito conhecido como ‘‘figital’, ou seja, suas ações reúnem tanto iniciativas digitais, como o aplicativo e o site que vão fazer o match de empregos e renda na cidade, como ações e serviços físicos, como as Agências de Emprego do Recife, os cursos presenciais de empreendedorismo e qualificação que serão disponibilizados por parceiros, além da Arena GO, local pensado para reunir os serviços que auxiliarão os trabalhadores e empreendedores a impulsionar sua carreira.

Somando expertises, a iniciativa é fruto do trabalho conjunto e colaborativo entre a Secretaria Executiva de Transformação Digital com a parceria da Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, que juntas coordenam as ações. Adriana Rocha, secretária de Trabalho e Qualificação Profissional, falou sobre o papel da pasta no Go Recife. “Nós da secretaria temos sempre uma preocupação com a igualdade, gerando oportunidades para todas as pessoas. Então quando essa plataforma surge, para a nossa secretaria, a ideia é facilitar o acesso das pessoas aos empregos formais e também dar visibilidade ao que elas já fazem na parte de empreendedorismo. A plataforma Go Recife é um instrumento e o nosso objetivo principal é atingir as pessoas”, disse.

O GO Recife conta ainda com o apoio de parceiros como: Loomi, WhatsApp, Google, Facebook, Sistema Fecomércio, Sebrae, Instituto Êxito, Grau Técnico, Uninassau, entre outros. Essas instituições apoiarão com diversos serviços, dentre eles capacitação continuada com a utilização de ferramentas práticas para transformar o celular em um importante instrumento de trabalho acompanhando, assim, a transformação digital que vem mudando significativamente a maneira como as pessoas consomem bens, serviços e informação no século XXI.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.