Coluna FalaPE – Negativa do MDB contribui para retorno dos Coelho à Frente Popular

By 14/07/2021 - 00:03ColunaFalaPE

O processo de retorno da família Coelho à Frente Popular – movimento capitaneado pelo senador Fernando Bezerra – deve ser acelerado, agora, com a negativa do MDB em dar palanque para o prefeito Miguel Coelho (Petrolina) concorrer a governador de Pernambuco, em 2022. Em nota, o presidente estadual emedebista, Raul Henry, foi taxativo ao dizer que seu partido apoiará o nome do PSB ao Palácio do Campo Das Princesas. Esse candidato deve ser o atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio.

A coluna Fala PE já havia adiantando aqui os gestos que FBC tem feito em prol da retomada da aliança que garantiu seu mandato, em 2014. Um vez de volta à Frente Popular, Bezerra Coelho, automaticamente, ganha força para candidatar-se à reeleição pelo bloco governista, em uma chapa encabeçada por Geraldo Júlio com um nome do PT na vice – fala-se em Dilson Peixoto, fiel escudeiro do senador Humberto Costa.

Com a negativa do MDB e os movimentos de Bezerra Coelho, fica muito difícil para Miguel, politicamente, manter-se pré-candidato. O prefeito teria de romper com o próprio pai e lançar-se na disputa. Quem conhece Miguel e os bastidores da família, não duvida que isso possa acontecer, dada a rebeldia do jovem gestor. Contudo, os mesmos observadores acham quase impossível que o caminho seja esse.

A única chance de Miguel ser candidato é se as tentativas de retomada do casamento PSB/FBC fracassem. Nesse caso, o senador abandonaria o plano de concorrer à reeleição para disputar um mandato federal. Caberia ao filho, porém, assegurar outro partido para concorrer a governador. Comenta-se que essa legenda seria o DEM, sigla que estaria de portas abertas para recebê-lo. Já são filiados ao partido os irmãos de Miguel, os deputados Fernando Filho (federal) e Antônio Coelho (estadual).

ME DÊ MOTIVO – Apesar dos movimentos do senador Fernando Bezerra Coelho, o PSB ainda não deu um sinal claro de que quer o parlamentar de volta ao seu ninho. Nos bastidores, o comentário é de que os que eram radicalmente contra, agora, já estão mais maleáveis. Essa informação casa com o posicionamento do MDB, aliado de primeira hora dos socialistas, de negar palanque para Miguel Coelho, prefeito de Petrolina, ser candidato a governador de Pernambuco, dificultando ainda mais o projeto majoritário do jovem gestor.

BOLSONARO NÃO – Outro motivo elencado pelo presidente estadual do MDB, Raul Henry, para vetar o lançamento de Miguel Coelho a governador pelo partido foi a ligação da família do prefeito de Petrolina com o presidente Jair Bolsonaro. Pai de Miguel, o senador Fernando Bezerra Coelho é o líder do governo no Senado. Essa proximidade de Bolsonaro, aliás, é usada por uma parte dos socialistas para inviabilizar a reaproximação do senador petrolinense com a Frente Popular. Bezerra Coelho, no entanto, já estaria pronto para desembarcar do governo e aderir à oposição com vistas ao pleito de 22.

INVESTIMENTOS – O deputado federal Eduardo da Fonte acompanhou,
nessa terça-feira (13), em Palmares, a cerimônia de assinatura de 1.200 contratos do programa de concessão de crédito habitacional do Incra para a Mata Sul. Ao lado do vice-presidente estadual do PP, Lula da Fonte, do prefeito Júnior de Beto, do presidente nacional do Incra, Geraldo Filho, e outras autoridades, o parlamentar também anunciou a aquisição de três novas retroescavadeiras e três novos tratores para o município. “Estas novas aquisições anunciadas hoje (ontem) são muito importantes para o município, pois irão auxiliar os produtores rurais na aração de terra dos assentamentos”, afirmou.

REUNIÃO – Na manhã dessa terça-feira (13), o prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Irlando Parabólicas, realizou uma visita de cortesia ao Conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), Carlos Porto. O tema principal da reunião foi o transporte escolar, já que as aulas presenciais devem retornar no mês de Agosto. Foi apresentado pelo prefeito documentos e vídeos, referentes ao transporte escolar do município “Nossa conversa foi muito satisfatória e me deixou tranquilo em continuar a fazer o melhor para nossa população”, pontuou o prefeito.

O povo quer saber: o deputado estadual Clodoaldo Magalhães fez certo em decidir tentar mandato federal?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.