Coluna FalaPE – O mito de Eduardo Campos é majoritário na eleição de 2022

By 14/06/2022 - 00:09ColunaFalaPE

Infelizmente, Eduardo Campos faleceu em 2014, há quase oito anos. Duas eleições gerais depois, o mito do ex-governador continua ainda muito vivo. Todos os cinco principais pré-candidatos ao governo deste pleito têm, em maior ou menor grau, uma ligação com Eduardo.

Vamos começar pelo nome da situação. Danilo Cabral militou ao lado de Eduardo por mais de 30 anos. Foi um dos seus principais assessores por onde Campos passou, tornando-se um amigo de todas as horas. Danilo foi vereador do Recife apoiado por Eduardo, secretário nos dois governos – no primeiro, comandou a Educação, a menina dos olhos do chefe.

Também formada na escola política de Eduardo, Marília Arraes é prima legítima de Campos. Foi pelas mãos de Eduardo que Marília passou a ocupar cargos nos governos do PSB. Eduardo morreu brigado com Marília.

Filha do ex-governador João Lyra Neto, vice de Eduardo por duas vezes, Raquel Lyra entrou na política e passou a exercer funções nos governos do PSB sob as bençãos de Campos. Já deputada estadual, a ex-prefeita de Caruaru rompeu com seu antigo partido, o PSB, em 2016. Mas o rompimento não a impede de, sempre que pode, elogiar Eduardo na tentativa de se vincular ao ex-governador.

Miguel Coelho cresceu vendo o pai, Fernando Bezerra Coelho, ser um dos principais aliados de Eduardo. Como o irmão Fernando Filho, o ex-prefeito de Petrolina não esconde sua admiração por Eduardo e nem o quanto ele influenciou a sua vida pública. Nas duas primeiras eleições, deputado estadual (2014) e prefeito de Petrolina (2016), Miguel disputou pelo PSB.

Até o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, um neo-bolsonarista ferrenho, iniciou sua vida pública na base de Eduardo. Anderson elegeu deputado federal pela primeira vez (2010) no chapão da Frente Popular comandado por Campos.

O povo quer saber: qual o peso de Eduardo na eleição de 2022?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.