Coluna FalaPE – O principal opositor de Marília

By 07/07/2021 - 02:22ColunaFalaPE

A Coluna Fala PE trouxe, com exclusividade, a insistência de Lula em fazer com que a deputada federal Marília Arraes aceite concorrer ao Senado pela Frente Popular. Hoje, vamos falar do principal empecilho para que isso aconteça caso a parlamentar aceite a convocação do ex-presidente. Se você pensou no PSB, errou feio. O principal opositor de Marília está dentro do seu próprio partido. E ele atende pelo nome de Humberto Costa.

Isso mesmo! O principal opositor de Marília Arraes é o senador e uma das principais vozes petistas em Brasília. E o motivo é simples, óbvio até. Quanto mais a neta de Arraes crescer, mais o espaço outrora comandado por Humberto ela vai ocupar, dentro e fora do partido. E ao senador não interessa, de jeito nenhum, ter uma sombra com o pedigree político dos Arraes ameaçando seu posto de principal liderança e interlocutor petista em Pernambuco.

Nesse sentido, todo o trabalho de Humberto e seu grupo é contra a indicação de Marília Arraes para concorrer ao Senado pela Frente Popular. Lógico que ele quer a retomada da aliança com o PSB, mas nos seus termos, construída por ele, Humberto, como interlocutor dos socialistas junto a Lula. O ex-ministro da Saúde quer que venha dele a indicação do nome da legenda para compor a majoritária da coligação governista, seja como candidato a senador, seja até como postulante a vice-governador do quadro que o PSB apresentar.

Para impedir a ascensão de Marília, Humberto é capaz até de bancar o deputado estadual João Paulo para essa vaga. O mesmo João Paulo que já protagonizou contra ele, no passado, uma disputa homérica pela hegemonia do PT pernambucano. Lula, por sua vez, não é segredo para ninguém, é bastante pragmático. Pela sua movimentação, a pesquisa interna do PT deve estar mostrando a viabilidade de Marília como candidata ao Senado. Daí a insistência. Se realmente for isso, não tem esperneio de Humberto que dê jeito. Caberá à deputada federal topar ou não.

VOTAÇÃO – A Assembleia Legislativa de Pernambuco deu início, nessa segunda-feira (5), ao período de autoconvocação extraordinária para votar projetos voltados à pandemia do coronavírus. O recesso de julho foi suspenso para que os deputados estaduais analisem a prorrogação, até setembro, do estado de calamidade pública em Pernambuco e nos municípios. Das 184 cidades pernambucanas, 53 ainda não enviaram a documentação necessária à prorrogação. A sessão de autoconvocação foi realizada de maneira remota pelos deputados estaduais. Para que os decretos tenham validade, o Poder Legislativo precisa analisá-los e discuti-los nas comissões e, em seguida, aprova-los em plenário, ações previstas para ocorrem nestas terça e quarta-feira.

NOTEBOOKS – A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho deu início à entrega de 1.550 notebooks dentro do Programa Professor Conectado. Todos os professores com vínculo e efetivos da Rede Municipal vão receber o equipamento. O pontapé inicial foi dado pelo prefeito Keko do Armazém ao entregar os primeiros computadores a cinco profissionais. “A educação transforma as pessoas e por isso estamos investindo. Além desse do Professor Conectado temos o projeto de Escola Integral, que já está tramitando na Câmara, contratamos mais 339 professores concursados e outros 175 de apoio”, pontuou.

SELO – Vencedor da edição 2017/2020 dos prêmios Selo Unicef e Prefeito Amigo da Criança, o gestor de Buíque, Arquimedes Valença, assinou, na manhã dessa segunda-feira (5), os termos de adesão às novas edições das premiações referentes ao período de 2021/2024, ao lado da secretária de Assistência Social, Teófila Valença, que coordena as ações dos dois prêmios no município. “A importância não é pelo prêmio que recebemos, mas pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido em defesa das crianças e adolescentes que melhoraram a sua qualidade de vida ao longo dos últimos quatro anos”, enalteceu o prefeito.

ÔNIBUS – A Prefeitura de Itaíba, no Agreste de Pernambuco, vai retomar as aulas presenciais com uma frota própria de, pelo menos, dez ônibus do Programa Caminho da Escola. Essa é a expectativa da prefeita Regina Cunha que recebeu, ontem, na sede da empresa Galloti, no Recife, mais um ônibus para reforçar o transporte escolar, o quarto recebido este ano. “É gratificante saber que a todo momento podemos estar trazendo para nossa cidade, nosso povo, uma nova conquista. Recebemos esse quarto ônibus, do modelo de quase 50 lugares, e com acessibilidade para cadeirantes. Temos mais um ônibus para receber nas próximas semanas”, comemorou.

O povo quer saber: não vai surgir mais pré-candidatos ao Senado pela Frente Popular?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.